Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uber e Embraer querem conduzir usuários em carros voadores parecidos com drones

Por| 09 de Maio de 2018 às 15h57

Link copiado!

Uber e Embraer querem conduzir usuários em carros voadores parecidos com drones
Uber e Embraer querem conduzir usuários em carros voadores parecidos com drones
Tudo sobre Uber

Drones são legais, mas você já pensou em passear a bordo de uma aeronave similar a um drone? Pois é justamente isso que a parceria entre a Uber, Embraer e Boeing pretendem fazer com o UberAir. Batizado de eVTOL, sigla em inglês que evoca sua capacidade de decolar e pousar verticalmente, a aeronave tem funções autônomas, alimentação elétrica, seis hélices e pode transportar até quatro pessoas, além do piloto.

Jeff Holden, chefe de produtos da Uber, está animado e ressalta que os eVTOL são ecologicamente melhores que os carros, uma vez que operam com energias renováveis e limpas. Além disso, o novo meio de transporte também economiza tempo e dinheiro: uma viagem feita entre Campinas (SP) e a Avenida Paulista, na capital do estado, duraria 18 minutos a bordo do eVTOL, enquanto o mesmo trajeto feito por um veículo leva cerca de duas horas. Os valores também saem em conta: segundo Holden, o trecho custaria pouco mais da metade do preço de um Uber Black, que sai por volta de R$ 200. Entretanto, Holden afirma que esses preços só seriam possíveis através de uma operação de larga escala, como a que foi feita à época do lançamento do UberX.

Apesar de ainda serem necessários muitos passos para a certificação de um serviço como esse, como o desenvolvimento dos eVTOL e de baterias elétricas que sejam duráveis além da regulamentação para os vôos, a Uber já está com parcerias firmadas para atrair os recursos. Desde o ano passado, a empresa trabalho ao lado da brasileira Embraer e da Aurora Flight Sciences, da Boeing. Antônio Campello, presidente da EmbraerX, segmento da empresa voltado para a inovação científica, vê a aliança como uma oportunidade de avançar a tecnologia para aeronaves de maior porte que funcionem de forma autônoma. "Tudo que fazemos nessa aeronave menor (a eVTOL) servirá para projetos maiores do futuro. Concordamos 100% com a Uber de que existe uma demanda retida e, à medida que o ecossistema começar a funcionar, essa demanda vai aparecer", disse Campello.

Os planos da Uber são lançar as aeronaves comerciais nas cidades de Los Angeles e Dallas, ambas nos EUA, até o ano 2023.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters, O Globo