Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spot, cão-robô da Boston Dynamics, vai ajudar produtora norueguesa de petróleo

Por| 13 de Fevereiro de 2020 às 16h01

Link copiado!

Divulgação/Boston Dynamics
Divulgação/Boston Dynamics
Tudo sobre Boston Dynamics

Nesta quarta (12), foi anunciado que o Spot, o cão-robô desenvolvido pela Boston Dynamics, será o primeiro robô envolvido na produtora de petróleo norueguesa Aker BP ASA. Spot deve começar a patrulhar a embarcação de produção de petróleo e gás da Aker BP no campo de Skarv, no Mar da Noruega neste ano, testando sua capacidade de executar inspeções, detectar vazamentos de hidrocarbonetos, coletar dados e gerar relatórios.

A premissa para a Aker BP, que busca ser pioneira na digitalização da indústria de petróleo, é tornar as operações offshore mais seguras e eficientes. Pelo menos, foi isso que a própria empresa anunciou ao apresentar o robô. Basicamente, a Aker BP executará os testes com Cognite AS, o empreendimento de software controlado pelo principal proprietário da empresa de petróleo, Aker ASA.

O diretor executivo da empresa, Karl Johnny Hersvik, disse que tinha "quase certeza" de que Spot não seria o último robô a ingressar o quadro de funcionários. Guiado por um controle remoto, Spot subiu a Hersvik no palco do evento da empresa em um hotel de Oslo.

Continua após a publicidade

Apesar de ser apresentado como um simpático ajudante, o Spot é voltado para usos industriais. Em 2018, ele simplesmente viralizou com um vídeo dançando ao som de Uptown Funk, de Bruno Mars. Dessa vez, no entanto, foi um vídeo promocional um pouco mais sério que contou com o robô como protagonista. O cão-robô foi lançado oficialmente no mercado em setembro do ano passado. O cão-robô veio a público pela primeira vez ainda em 2015, quando a Boston Dynamics começou a apresentar a evolução dos seus projetos robóticos e tudo o que eles são capazes de fazer.

Em setembro do ano passado, os movimentos do robô impressionaram ninguém menos que o Cirque du Soleil, pois o circo está cogitando incluir o Spot nas apresentações. O Cirque du Soleil disse, na época, ainda se encontrar no estágio de idealização das apresentações e sob avaliação do potencial do Spot em um entretenimento ao vivo.

Fonte: Bloomberg