Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistema criado na Coreia do Sul usa hologramas para detectar vazamentos de gás

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Abril de 2021 às 17h35

Link copiado!

POSTECH
POSTECH

Vazamentos de gás são eventos extremamente perigosos e difíceis de detectar com equipamentos atuais. Agora, uma equipe da Universidade POSTECH, na Coreia do Sul, criou sensores vestíveis, capazes de projetar alarmes holográficos em tempo real quando detectam a presença de gases.

Os pesquisadores utilizaram um material conhecido como metassuperfície em conjunto com um modulador óptico de cristal líquido. O dispositivo reage aos gases nocivos e dispara um alarme visual em apenas alguns segundos. Equipamentos usados atualmente para detectar a presença de gases perigosos no ambiente são caros, não podem ser operados por pessoas sem treinamento, têm baixa portabilidade e o tempo de resposta deixa muito a desejar.

Continua após a publicidade

"Este sensor de gás vestível ultracompacto fornece um alarme visual holográfico mais intuitivo do que os alarmes auditivos convencionais ou de luz simples", explica o professor Junsuk Rho.

Fácil de enxergar

Para deixar o alarme visível, os cientistas usaram dispositivos ópticos que controlam o índice de refração da luz. O sensor de gás emite um sinal que pode “flutuar” usando o controle de polarização da luz que se transforma com a mudança de orientação das moléculas de cristal líquido. A carinha feliz mostra que está tudo bem; já o ponto de exclamação indica que algo está errado.

A reação cria um campo holográfico que pode ser visto a olho nu e que não depende de outros equipamentos eletrônicos para funcionar, como acontece nos sensores convencionais.

Continua após a publicidade

Ao funcionar de forma independente, os novos sensores são capazes de detectar gases nocivos quase instantaneamente, permitindo uma reação rápida e mais adequada em qualquer tipo de situação de perigo.

Fácil de usar

Os sensores podem ser impressos em nanocompósitos flexíveis e depois colados em óculos de segurança, por exemplo. “Usados dessa forma, os sensores poderiam detectar o gás e exibir um alarme holográfico a poucos centímetros dos olhos de um operário”, diz o professor Rho.

Com essa nova técnica, os sensores também poderiam ser implantados em futuros sistemas de realidade aumentada desenvolvidos por Apple, Samsung, Google e Facebook.

Continua após a publicidade

O próximo passo é desenvolver dispositivos que possam detectar também o tipo e o nível de concentração de gases no ambiente, com a reprodução de imagens holográficas mais complexas e variadas.

De acordo com o professor Rho, esses sensores poderiam ser utilizados em ambientes de trabalho extremos, com ruídos acústico e visual intensos. Fábricas, usinas, minas e plataformas de petróleo, por exemplo, se tornariam muito mais seguras se seus operários usassem sensores de gás no próprio corpo.

O que você acha de ter equipamentos de segurança vestíveis, instalados em óculos, smartbands e smartwatches? Comente.

Continua após a publicidade

Fonte: POSTECH