Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas enfim conseguem criar um holograma 3D de verdade

Por| 30 de Janeiro de 2018 às 13h50

Link copiado!

Cientistas enfim conseguem criar um holograma 3D de verdade
Cientistas enfim conseguem criar um holograma 3D de verdade

Na televisão e no cinema, já vimos muitos hologramas facilitando a comunicação entre pessoas que estão muito distantes umas das outras. Hologramas também são usados na ficção científica em cenários futuristas onde propagandas são exibidas com essa tecnologia, ou, ainda, em shows de entretenimento, e talvez isso aconteça no mundo real em um futuro não muito distante a partir de agora. É que cientistas finalmente conseguiram criar um holograma 3D de verdade, e publicaram seu estudo no periódico científico Nature.

Hologramas são, basicamente, imagens tridimensionais obtidas a partir de uma projeção de luz sobre figuras bidimensionais. A coisa é possível através do processo da holografia, que se aproveita das propriedades ondulatórias da luz. E a tecnologia usada pela equipe da Universidade Brigham Young foi chamada de  “photophoretic-trap volumetric display” (algo que pode ser traduzido como "display volumétrico com armadilha fotoforética"), conseguindo fazer o que tentativas anteriores de se criar um holograma não conseguiram: capturar a luz no meio do ar para criar um objeto virtual com a mesma profundidade do real.

Fotoforese é o fenômeno no qual partículas ficam suspensas em um meio líquido ou gasoso (podendo ser o ar atmosférico), e elas podem se movimentar usando gradientes térmicos, sendo que este calor é fornecido por raios laser. "Essas telas são capazes de produzir imagens em 'ar fino' que são visíveis de qualquer direção e não estão sujeitas a recorte", explicam os pesquisadores.

Continua após a publicidade

E justamente pela necessidade de se "prender" a luz no ar, muita gente pensava que seria impossível conseguir criar hologramas tridimensionais de verdade, mas a equipe de cientistas conseguiu este feito usando lasers especiais. Seu sistema funciona atraindo uma partícula minúscula de celulose com um raio laser, e essa partícula acaba atuando como uma tela, podendo ser manipulada pelo raio laser para se mover em altas velocidades dentro de uma pequena área.

Então, a partícula é iluminada com lasers coloridos, criando um pixel que flutua no ar. Esse ponto de luz é capaz de se mover rapidamente para criar padrões e formas iluminadas, resultando, portanto, no holograma. Contudo, até então o pessoal só conseguiu criar hologramas extremamente pequenos e frágeis, ainda não sendo algo possível de ser levado a um outro patamar (como imaginamos hologramas de acordo com a sétima arte).

De qualquer maneira, a criação bem-sucedida desse holograma 3D abre as portas para que a tecnologia seja aperfeiçoada, em busca de hologramas em larga escala que podem ser empregados em diversos setores da sociedade, incluindo o comércio e o entretenimento.

Fonte: BGR