Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google mostra incrível vídeo interativo em 3D criado com 46 câmeras de ação

Por| 24 de Junho de 2020 às 23h40

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google apresentou um novo sistema de fotos e vídeos em 3D que permite modificar levemente a posição de visão do usuário. Com isso, é possível se movimentar em um ângulo de 60º em todas as direções e até mover o centro de visão alguns passos para frente e para trás.

A produção é ideal para headsets de realidade virtual, permitindo mais movimentos para quem está usando o aparelho. Para isso, contudo, é preciso um sistema bastante complexo e caro. No total, o Google usou 46 câmeras de ação (como as GoPro) para criar o efeito.

Continua após a publicidade

Em vídeo no YouTube, a companhia explica que cada uma das câmeras tira uma foto, ou faz um filme, sendo que as imagens são sobrepostas simulando um ambiente 3D para criar esta impressão de profundidade.

O desafio aqui, contudo, foi fazer a imagem não ficar muito pesada. Pela explicação do Google, as 46 gravações usadas na íntegra fariam com que o arquivo fosse grande demais para interação do usuário com headset de realidade virtual ou pelo navegador. Assim, a empresa conseguiu criar um efeito semelhante, transformando as 46 fotos em 16 camadas, retirando as partes sobrepostas.

O efeito é uma imagem 3D, com noção de profundidade que permite ao usuário interagir em tempo real. Isto é, caso se pare o vídeo, ainda é possível mover tridimensionalmente o resultado.

O experimento foi feito por uma equipe interna do Google e ainda não tem uma função exata para ser lançada no mercado. No site do projeto, é possível ver outras fotos e vídeos com a mesma tecnologia.

Continua após a publicidade

Fonte: SIGGRAPH 2020