Bancos brasileiros vão investir em testes reais de Blockchains a partir de 2018

Por Redação | 22 de Dezembro de 2017 às 19h00
MarTech Today

O blockchain promete ser tendência entre 17 bancos brasileiros no próximo ano. As instituições vêm investindo em projetos de aplicação da tecnologia com a ajuda da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) desde agosto de 2016. Entre os bancos envolvidos no investimento, além do Banco Central, estão o Bradesco, Itaú, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Santander.

Adilson Fernandes da Conceição, coordenador do projeto, conta que todos os protótipos vêm sendo colocados em prática de forma colaborativa entre todos os bancos participantes.

"Até o momento só fizemos protótipos para entender a tecnologia, testando-a com informações fictícias. Estamos definindo qual projeto faremos ano que vem para testar a aplicação de dados reais, mas em uma pequena escala", revela o coordenador.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Segundo o executivo, o objetivo do projeto não envolve a relação com bitcoins, mas sim a segurança em suas transações. Com a funcionalidade, os clientes de um banco participante do projeto podem autorizar que uma instituição envie os seus dados para o banco concorrente, desde que ele também faça parte do grupo, de forma mais agilizada.

Fonte: Estadão

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.