Publicidade

5 inovações reais criadas no prédio da Lumon da série Ruptura

Por  | 

Compartilhe:
Apple TV+/Divulgação
Apple TV+/Divulgação

A série Ruptura, da Apple TV+, é tão competente no seu clima corporativo opressivo que é fácil de acreditar que tudo ali foi criado especificamente para as filmagens. Não é o caso, no entanto, do prédio principal da fictícia Lumon, empresa no centro da série: a construção não só é real como seus trabalhadores protagonizaram grandes invenções da ciência moderna.

O prédio foi encomendado pelo braço de pesquisa da gigante da telefonia AT&T, Bell Laboratories — conhecida como Bell Labs —, ao arquiteto fino-americano Eero Saarinen (1910 -  1961) e construído em Holmdel, no estado americano de Nova Jérsei, em 1962.

No local, pesquisadores deram à luz a ideias e inovações que definiram a tecnologia moderna, essenciais para o surgimento de celulares, computadores e internet.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nesta lista, falaremos sobre cinco delas.

Bit

Um dos funcionários da Bell Labs que revolucionou a tecnologia foi Claude Shannon. O matemático foi muito importante para a área crescente da criptografia, e, enquanto trabalhava para a empresa, escreveu artigos seminais como Uma Teoria Matemática da Comunicação e Uma Teoria Matemática da Criptografia.

Nas obras, estabeleceu a base e praticamente criou o campo da Teoria da Informação, onde surgiu a primeira unidade de armazenamento computacional, o bit (redução de binary digit, digito binário, em inglês).

LED

O diodo emissor de luz (do inglês light-emitting diode, sigla LED) também surgiu sob o teto da Bell Labs, obra do engenheiro Nick Holonyak Jr. Em 1962, o americano demonstrou como um diodo laser semicondutor podia emitir luz visível, tecnologia amplamente usada nas telas de TVs e celulares.

Continua após a publicidade

Unix

O Unix é um sistema operacional usado em computadores e servidores no mundo todo, sendo uma das bases do macOS, sistema que a Apple criou e utiliza há décadas. Sua criação começou com o Unix da AT&T, desenvolvido na Bell Labs, e, junto à linguagem de programação C, também inventada no local, lançou a base para inúmeros sistemas operacionais modernos.

Células de painéis fotovoltaicos

Embora não criadas exatamente no prédio em questão, as células dos painéis fotovoltaicos tiveram sua criação intrinsecamente ligada à Bell Labs. O primeiro painel solar comercial surgiu em 1881, pelo inventor americano Charles Fritts, mas teve um de seus designs modernos criados por Russell Ohl, em 1939.

Continua após a publicidade

Foi com base nesse design que a Bell Labs criou, em seus laboratórios, a primeira célula de silício comercialmente viável do mundo, em 25 de abril de 1954.

Radiação cósmica de fundo

Seis prêmios Nobel podem ser creditados a pesquisadores que trabalharam na Bell Labs: um dos mais importantes foi dado ao astrônomo e físico Arno Allan Penzias em 1978, que, junto a Pyotr Kapitsa, descobriu a radiação cósmica de microondas de fundo, através de medições e experimentos feitos no famoso prédio. A descoberta foi uma evidência importante para provar a teoria do Big Bang sobre a origem do universo.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: Produtos tecnológicos que você ainda NÃO conhece