Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wi-Fi BR vai levar 1,2 mil pontos de internet gratuita para cidades sem conexão

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Setembro de 2021 às 14h30

Link copiado!

Envato/twenty20photos
Envato/twenty20photos

Com o objetivo de levar mais de 1,2 mil pontos gratuitos de internet banda larga para cidades com pouca ou nenhuma conexão no país, o Sebrae e o Banco do Brasil (BB) acabar de se associar ao Ministério das Comunicações para integrar o Programa Wi-Fi Brasil. O acordo foi assinado na terça-feira (14).

Para Carlos Melles, presidente do Sebrae, o Wi-Fi Brasil deve causar impacto positivo em todas as cadeias produtivas dos municípios. “O programa traz esperança, desenvolvimento e crescimento embutidos no pacote da conectividade, já que, hoje, nada é mais inclusivo do que o acesso à internet”, destaca. “Estamos falando de mais independência e inovação para todos os moradores, que serão beneficiados com a agilidade que a internet oferece.”

Continua após a publicidade

Além da inclusão digital, os mais de 1,2 mil pontos de internet instalados pelo BB e pelo Sebrae, têm como objetivo garantir inclusão global, segundo Fausto de Andrade, presidente do BB. “Os principais objetivos dessa parceria são oferecer mais acesso ao conhecimento e às tecnologias, dar novas perspectivas profissionais e quebrar as distâncias geográficas. Isso fomenta o desenvolvimento”, aponta.

Ele conta como foi a experiência de visitar as cidades que receberam os primeiros pontos de internet fruto da parceria. “O acesso à internet tem o poder de expandir as oportunidades das pessoas: pudemos experimentar a alegria da população com a chegada do Wi-Fi. Ao falar com elas, senti que essa conexão com o mundo aumenta suas expectativas e seus sonhos de vida”, conta.

Inclusão digital e social

Fábio Faria, ministro das Comunicações, lembra que levar conexão a cidades que ainda não têm o recurso é uma das prioridades do órgão, pois leva inclusão digital e social a regiões menos favorecidas. “Tínhamos mais de 48 milhões de pessoas sem internet no país e temos buscado reduzir esse contingente.”

Continua após a publicidade

Segundo ele, o Wi-Fi Brasil já instalou mais de 14 mil pontos de internet para atender 10 mil escolas, 700 unidades de saúde e 400 aldeias indígenas. “Agora, com a parceria do Sebrae e do BB, vamos chegar a pelo menos mais mil municípios. Estamos avançando na democratização de um serviço essencial.”