Yitian 710: Alibaba cria seu primeiro chip ARM para tarefas pesadas em nuvem

Yitian 710: Alibaba cria seu primeiro chip ARM para tarefas pesadas em nuvem

Por Eduardo Moncken | Editado por Wallace Moté | 19 de Outubro de 2021 às 12h40
Reprodução/CSEM

O Alibaba pode ser mais conhecido por ser dono do AliExpress, mas possui outras frentes de negócios. A mudança nos hábitos de consumo dos chineses tem impulsionado empresas a apostarem em serviços, e a aposta na sua própria nuvem de servidores visa atualizar as frentes de atuação da marca.

Agora competindo em um mercado no qual Huawei e Baidu também participam, o conglomerado desenvolveu seu próprio chip para abastecer o portfólio de serviços digitais. A empresa declara que construiu o chip ARM para servidores mais potente da indústria, oferecendo 20% mais desempenho que os competidores e 50% mais eficiência energética.

(Imagem: Bethany Douin/Pixabay)

Chamado Yitian 710 e desenvolvido pela subdivisão PingTouGe, ele é moldado em processo de 5 nanômetros e possui 60 bilhões de transistores. Construído em arquitetura ARMv9 ele é escalável para comportar até 128 núcleos de CPU que rodam a até 3,2 GHz.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como só uma boa CPU não constrói desempenho, ele poderá trabalhar com memórias de interface DDR5 e componentes adicionais via interface PCIe 5.0. Esta última permite que os controladores dobrem a velocidade de transferência de dados em relação a um hardware via PCIe 4.0, chegando a 32 GB/s. As taxas ajudam aplicações de machine learning e IA a trabalharem com cargas que muitas vezes são insanamente diferentes a depender da demanda.

Para uso próprio

Uma das vantagens dos servidores é o escalonamento do hardware a depender da demanda. Para facilitar esse processo e diminuir gargalos, o Alibaba Cloud contará com um controle de fluxo focado na eficiência de distribuição, o que segundo a empresa aliviará de forma considerável filas e congestionamentos de tarefas.

Nesse primeiro momento a solução Yitian 710 estará disponível exclusivamente para... o Alibaba Group. O conglomerado usará o chip para suas próprias necessidades de pesquisa, armazenamento e processamento. A empresa ressalta que segue cooperando com Intel, Nvidia, AMD e outras para fornecer produtos domésticos e empresariais ao mercado.

Fonte: IT Homescmp

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.