Publicidade

Vendas de placas-mãe despencam com alta da memória RAM

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech

Os preços das memórias RAM e dos SSDs subiram exponencialmente como nunca antes devido à gigantesca demanda por IA. Além de afastar o consumidor comum, essa alta agora está afetando outras peças, como a placa-mãe. Relatos vindos do Board Channels indicam que as grandes fabricantes registraram quedas de até 50% nas vendas.

O encarecimento de DRAM tem afetado, principalmente, módulos DDR5. Como consequência disso, o número de usuários procurando por modelos de placa-mãe com suporte a essa tecnologia despencou. Afinal, preços tão elevados como estamos vendo agora, a ponto de um kit de memória custar o mesmo que um PlayStation 5, não incentiva ninguém a sair do padrão DDR4.

Situação vai de mal a pior

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para piorar, não é apenas uma oscilação comum de mercado. A situação chegou a um nível de "desespero", com grandes fabricantes, como a Samsung e a SK hynix, aumentando os preços dos contratos de forma retroativa em 50% no último trimestre. O motivo é claro: a indústria de IA está canibalizando os estoques. A prioridade total agora é para os data centers nos EUA e China, o que torna a disponibilidade de componentes para o consumidor final cada vez mais escassa.

O impacto no bolso do usuário, como o PC gamer, é imediato e brutal. Segundo relatórios recentes, chips de 16 GB DDR5 que custavam US$ 7 há menos de dois meses, agora são negociados por quase o dobro, chegando a US$ 13. Isso explica diretamente a queda nas vendas de placas-mãe: o consumidor faz as contas e percebe que o custo total da plataforma (CPU + Mobo + RAM) explodiu.

E se você pensa que ficar no DDR4 é a salvação, temos más notícias. As fabricantes não querem mais alocar wafers de silício para a tecnologia antiga, reduzindo a produção global de DDR4 para apenas 20% do total. Toda essa situação nos faz imaginar se CPUs também serão afetados. Placas de vídeo, que fazem uso de DRAM, já começaram a sentir o baque também.

Veja mais do CTUP:

Fonte: Gazlog