Publicidade

Usar 4 módulos de memória RAM afeta desempenho do PC?

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Janeiro de 2024 às 20h30

Link copiado!

Jess Abtu/Vecteezy
Jess Abtu/Vecteezy

Memória RAM é um assunto que rende muitas dúvidas, e uma das mais recorrentes é quanto a utilização de dois ou quatro pentes de memória no setup. Afinal de contas, usar 4 módulos de memória RAM afeta o desempenho do PC? É melhor usar apenas 2 módulos?

Antes de começar, é preciso entender alguns conceitos sobre como funcionam as memórias RAM no computador. Então acompanhe este guia do Canaltech.

O que são memórias single rank e dual rank?

Continua após a publicidade

As memórias RAM possuem categorias e funciomento diferentes. Uma memória DIMM single-rank (1R) possui apenas um set de chips (Ex: 1 set de 64-bits) que fazem a escrita ou a leitura, mas apenas uma por vez.

As memórias DIMM dual-rank (2R) têm dois conjuntos de chips no mesmo módulo (Ex: 2 sets de 64-bits), mas apenas um pode ser acessado por vez. A diferença é que ela é mais rápida (até 15%) em tarefas normais com o mesmo clock. Para cenários de overclocking, é recomendado usar memórias single-rank porque elas pulam a etapa do controlador e a maioria das placas-mãe não conseguem manter altas frequências com baixas latências em estresse – que é essencial para a dual-rank ter melhor desempenho.

Também existem memórias quad-rank (4R), que possuem quatro conjuntos e, como as demais, apenas um rank pode ser acessado por vez. No entanto, esse modelo é mais usado para empresas e não é comum encontrá-lo à venda ao consumidor padrão.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como isso interfere no desempenho da memória?

Uma memória single-rank costuma ter capacidade menor usando a mesma tecnologia dos chips, enquanto a dual-rank vai proporcionar o dobro por justamente ter o dobro de chips. Por exemplo, uma memória single-rank terá 8 GB enquanto a dual-rank terá 16 GB usando a mesma tecnologia de chips.

Um usuário comum, que trabalha e joga sem usar overclock, vai se beneficiar muito mais de uma dual-rank, porque a placa-mãe não ficará em estresse e conseguirá manter a baixa latência que faz a dual-rank performar melhor, usando do maior espaço e o controlador conseguindo gerenciar melhor os dois sets do pente de memória RAM.

Continua após a publicidade

Já quem é um entusiasta da tecnologia e gosta de levar o computador ao limite, usar memórias single-rank será muito melhor. Durante o overclock, a placa-mãe receberá uma quantidade muito alta de energia e alta latência. Por não ter a necessidade do controlador, é uma etapa a menos para a placa-mãe usar a memória durante o overclock e quanto mais rápido alcançar a velocidade desejada, melhor – lembre-se que no overclock é comum o computador simplesmente desligar depois de alcançar o limite.

O que é single channel?

O “channel” é o canal de comunicação da memória RAM com o processador por meio de barramentos (bus). A memória RAM em single channel significa que ela terá apenas uma via de comunicação com a CPU, que resulta em um desempenho menor. Por exemplo, apenas um barramento de 64-bits será usado por vez.

Continua após a publicidade

O que é dual channel?

Já em dual channel, a memória RAM se comunica com a CPU por dois canais, ampliando o volume de dados trafegados e a velocidade. Por exemplo: em vez de usar apenas um barramento de 64-bits em single channel, as memórias agora usam dois barramentos de 64-bits, totalizando 128-bits.

Esse exemplo é baseado no primeiro modelo chamado ganged model, que combina os dois barramentos em um só – bom para processamento em single-thread. Mas também existe o unganged model, que trata cada um individualmente e que normalmente está por padrão ao consumidor porque oferece mais performance.

Continua após a publicidade

🛒Compre a memória XPG Gammix D45 16GB (2x8GB) DDR4-3200 no melhor preço!

🛒Compre a memória Corsair Vengeance 32GB (2x16GB) DDR5-5200 no melhor preço!

Como ativar o dual channel?

Para ativar o dual channel no seu computador, é importante verificar o modelo da placa-mãe, pois ela precisa ter, no mínimo, dois slots para memória RAM. Se ela tiver esses dois ou quatro slots, ela tem suporte para dual channel – hoje em dia é bem raro a placa-mãe não ter.

Continua após a publicidade

Outro ponto importante é que o conjunto de memórias RAM precisa ter especificações idênticas — de preferência da mesma marca e modelo. Ou seja: nada de misturar pentes diferentes de memória RAM para evitar problemas de desempenho, incompatibilidade e afins.

Ciente disso, recorra ao manual da sua placa-mãe para ter certeza da ordem correta de instalação dos pentes nos slots DIMM. Alguns modelos de placa adotam o padrão 1-3/2-4, outras adotam o padrão 2-4/1-3. Então é bom ter certeza de como proceder para fazer a instalação corretamente.

Dual channel só funciona com 2 pentes de memória?

Continua após a publicidade

Sim, pois são necessários pelo menos dois pentes de memória para ter esses dois canais de comunicação com a CPU. Mesmo que a memória seja do tipo dual-rank, apenas um set de chips da memória pode ser usado por vez por pente, então os dois pentes (um em cada slot) são necessários.

O que acontece quando uso 4 pentes de memória RAM?

Em placas-mãe que possuem quatro slots de memória, ao colocar as quatro memórias RAM você ativará dois dual channels. Os pares são os slots com cores iguais ou como definido no manual, em que precisam ter pentes com a mesma frequência para operar sem limitação ou gargalo. É importante optar por conjuntos iguais, seja na frequência, single-rank/dual-rank e voltagem para não ter o mesmo problema de gargalo já mencionado.

Continua após a publicidade

Afinal, usar 4 pentes de memória afeta o desempenho do PC?

Sim, afeta porque o computador terá mais memória total para usar, porém elas podem operar com frequências menores e, consequentemente, menor velocidade. Normalmente, essas limitações estão especificadas no manual da placa-mãe e às vezes também do processador, que ressalta o valor limite que o componente suporta e também modelos compatíveis, especificados inclusive se é dual ou single-rank.

No geral, o desempenho vai melhorar por ter mais espaço disponível, mesmo com uma frequência levemente menor que raramente é perceptível por usuários comuns. É bom ressaltar novamente a importância de verificar o manual da fabricante, pois nele é listado corretamente quais memórias são suportadas em 1, 2 ou 4 slots.

Continua após a publicidade

O que é o Flex Mode?

Já que estamos explicando dual e single channel, vale a pena também mencionar como funciona o Flex Mode. O Flex Mode é quando você coloca pentes de tamanhos diferentes e o modo está disponível em algumas placas-mãe. Quando isso ocorrer, o pente de tamanho maior irá igualar o tamanho do pente menor, trabalhando em dual channel, enquanto o espaço restante trabalhará em single channel se necessário.

Por exemplo, se você tiver um pente de 16 GB de 3800MHz e um pente de 8 GB de 3800MHz, o de 16 GB consumirá apenas 8 GB em dual channel junto com o outro pente, enquanto os 8 GB restantes funcionarão apenas se o sistema exigir, porém em single channel. Isso resulta em um dual channel de 2x8 GB e um single channel 1x8 GB.

Continua após a publicidade

Conclusão

No final das contas, na maioria dos casos aumentar a memória RAM vai melhorar o desempenho de um computador, principalmente se o pente de memória adicionado tiver as mesmas especificações dos que já estavam em uso. Tradicionalmente, o recomendado é usar 2 pentes de memória RAM de 8 GB dual rank em dual channel, pois essa configuração cobre a grande maioria dos casos de uso em jogos e no dia a dia.

Para quem realiza overclock de memória, optar por uma single rank (1R) permitirá aproveitar melhor o desempenho do kit por pular a etapa do controlador – que direciona os dados entre os sets de memória na 2R. Já quem realiza trabalhos mais pesados, que exigem mais do computador (modelagem 3D, renderização e multitasking), ter mais memórias é o caminho certo, então o recomendado é ter de 32 GB a 64 GB de memória RAM instalados no PC. Para uso além disso, é mais interessante buscar um workstation.