Publicidade

Velocidade absurda: Overclocker leva memória RAM a 13.010 MT/s e bate recorde

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Corsair
Reprodução/Corsair

A cada nova geração de memória RAM, mais velocidade é entregue ao usuário. De fábrica, sem a necessidade de ajustes, é possível ter 8.800 MT/s com a geração DDR5. E com chips cada vez mais capazes, está sendo possível ir muito além disso. Um overclocker profissional quebrou o recorde mundial agora e chegou a incríveis 13.010 MT/s.

Já registrado no HWBot, o feito do alemão "sergmann" superou o recorde mundial anterior, de 12.920 MT/s, estabelecido em setembro. Ou seja, nem demorou muito para a casa dos 13.000 MT/s ser rompida, estabelecendo um novo padrão que será desafiador de ser quebrado.

Configuração do PC usado para o overclock extremo

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O novo recorde mundial foi alcançado com módulos Corsair Vengeance em uma placa-mãe Gigabyte Z890 AORUS Tachyon ICE, um modelo topo de linha feita para extrair o máximo dos componentes. Fechando a configuração principal, a máquina ainda conta com o melhor processador da Intel atualmente, o Core Ultra 9 285K, CPU de 24 núcleos, mas que usava somente quatro deles para o experimento para uma maior estabilidade.

Com tamanha velocidade, obviamente, muito energia é exigida e, consequentemente, muito calor é gerado. Para amenizar essa questão e tornar possível um recorde mundial como esse, é preciso fazer uso de refrigeração com nitrogênio líquido.

Os benefícios de memórias RAM em velocidades tão altas são quase nulas em aplicações do dia a dia, comparado com as frequências padrões que a tecnologia DDR5 oferece. Mas é sempre legal ver até onde os entusiastas conseguem chegar. Vale ressaltar que não é todo SKU que permite uma conquista como essa, já que é preciso ter um modelo com chips premium e isso não é tão fácil de ter controle.

Veja mais do CTUP: