Vazam detalhes do "Snapdragon 1000", novo chip da Qualcomm direcionado a PCs

Por Eduardo Hayashi | 25 de Junho de 2018 às 13h45
photo_camera Reprodução/PC World

A Qualcomm quer ampliar ainda mais a sua atuação com um novo chip voltado inteiramente para o uso em computadores portáteis com o sistema operacional Windows 10. Pelo menos é o que diz o site alemão ExtremeTech, que trouxe informações sobre o Snapdragon 1000, um possível sucessor do Snapdragon 850, que foi disponibilizado em junho com a mesma premissa deste novo modelo.

Identificado também como SDM1000, o novo semicondutor estaria em desenvolvimento, fruto de uma parceria entre a Qualcomm e a Microsoft, envolvendo um chip de arquitetura ARM com o provável objetivo de rivalizar no mercado com os processadores da família Y e U da Intel, que deve oferecer as dimensões de 20 x 15 mm, medidas superiores a diversos chips mobile, mas que são menores que os atuais modelos da Intel.

Também foi dito que o suposto Snapdragon 1000 deve oferecer 16 GB de memória RAM LPRDDR4X, 256 GB de armazenamento e modem Gigabit WLAN, sendo este último componente equivalente ao que é utilizado no 850, evidenciando a sua ligação com a linha Snapdragon. Com 12 W de TDP, o SoC deve dedicar 6,5 W para a CPU, além de oferecer GPU integrada e possíveis especificações de hardware para facilitar operações envolvendo aprendizagem de máquina.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outra informação interessante é que o novo chip da Qualcomm voltado para PCs deve ser conectado à placa mãe dos computadores portáteis em vez de ser soldado, como ocorre em grande parte dos processadores de laptops.

Embora as especificações do Snapdragon 1000 detalhadas no rumor possam sofrer alterações até que elas sejam oficializadas pela Qualcomm, é esperado que fabricante de semicondutores comece a soltar informações mais concretas sobre o seu novo chip para PCs em breve.

Fonte: ExtremeTech via WinFuture

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.