Vale mais a pena comprar uma RX 7700 XT ou uma RX 9060 XT de 16 GB?
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Sempre que uma nova geração de placas de vídeo chega, fica a dúvida em relação à equivalência em desempenho entre as GPUs novas e velhas. Compensa mais a mais fraca de nova geração, ou uma que é um nível acima, mas da geração anterior? Esse tipo de dúvida é bastante comum. Às vezes, as placas até entregam desempenho similar e fica ainda mais difícil escolher.
- Entenda a nomenclatura das placas de vídeo AMD Radeon
- 5 melhores placas de vídeo AMD Radeon para diferentes perfis de uso
Esse é o caso se comparamos as Radeon RX 7700 XT com as RX 9060 XT 16 GB. O nível de desempenho das duas é tão próximo, que a única certeza que você tem é a dúvida.
Mas não se preocupe, o Canaltech te ajuda a entender as principais diferenças entre ambas as GPUs e saber qual das duas vale a pena.
Comparar desempenho é o primeiro passo
Você quer desempenho, e isso é totalmente compreensível. Colocando as duas placas de vídeo lado a lado, podemos afirmar que existe um empate técnico. Dependendo do título, a RX 7700 XT sai na frente e vice-versa, mas essa vantagem é bem tímida quando acontece, não chegando nem a ser 5 FPS de diferença entre as duas GPUs.
Em rasterização, a GPU RDNA 3 costuma empatar e até passar um pouquinho a GPU mais moderna. Porém, quando o ray tracing entra na jogada, a RX 9060 XT tem grande vantagem por conta dos núcleos de nova geração, que até se equiparam às GeForce RTX 50, algo que a NVIDIA sempre dominou em gerações passadas.
Dito isso, se você pretende extrair mais qualidade gráfica de um jogo com ray tracing, a Radeon RX 9060 XT é a escolha certa por sua maior capacidade com essa tecnologia em relação à RX 7700 XT.
As duas placas de vídeo entregam desempenho máximo em 1080p, portanto elas são voltadas para os games mais pesados em 1440p, entregando mais de 60 FPS em praticamente todos eles.
Desempate com o preço
Se as duas desempenham de forma muito similar, o fator decisivo e de desempate é o preço de cada uma delas. Atualmente, a RX 9060 XT 16 GB está levemente mais barata, sendo possível encontrá-la por cerca de R$ 2.700. Já a Radeon RX 7700 XT está saindo cerca de R$ 200 mais cara com os modelos mais baratos, geralmente da XFX e ASRock.
Considerando somente isso, a GPU mais moderna, baseada em RDNA 4, está valendo mais a pena. Mas fique de olho, já que as duas têm preços bem próximos e pode ser que, em uma promoção, essa diferença se inverta. Como a RX 7700 XT já é uma GPU de dois anos, pode ser que o preço dela caia mais em promoções, algo normal para queimar estoque e dar espaço para o que é mais moderno. Aí a placa mais velha vale mais a pena.
Olhando para o futuro
Vivemos a época em que o debate sobre a viabilidade de GPUs com 8 GB de memória de vídeo segue aquecido, justamente porque muitos jogos pesados têm exigido mais do que isso, mesmo rodando em 1080p, fazendo até mesmo com que o uso de placas com essa quantidade caia. A RX 7700 XT oferece 12 GB, e a RX 9060 XT tem 16 GB, mas vale lembrar que a placa mais moderna tem uma versão com 8 GB também.
Por isso, as duas estão tranquilas em relação a VRAM... Será mesmo? Os 12 GB da GPU RDNA 3 podem não durar muito mais, já que jogos mais pesados exigem essa quantidade em 1440p, embora sejam casos isolados. Já os 16 GB da RX 9060 XT ainda vão muito longe, considerando o poder da GPU, que vai até jogos em QHD, nada de 4K em títulos mais pesados.
Outras considerações
A RX 9060 XT tem um chip mais refinado e, por isso, é mais eficiente. Teoricamente, a GPU RDNA 4 tem TDP quase 100W menor que a RX 7700 XT. Enquanto a placa mais velha passa de 220W quando muito exigida em um cenário real, a GPU mais nova mal passa de 170W. Isso significa menos aquecimento da placa, mantendo a temperatura dentro do gabinete mais baixa, além de exigir uma fonte menos potente.
Outra consideração muito importante é o suporte ao FSR 4 pela GPU mais nova, tecnologia que está muito mais interessante que a versão anterior que a RX 7700 XT tem suporte. Isso acontece porque a novidade usa IA para upscaling, entregando mais desempenho e qualidade de imagem melhor, assim como a NVIDIA faz há anos. Com isso em mente, a RX 9060 XT consegue se distanciar consideravelmente mais da placa mais antiga.
Quando existem similaridades de desempenho e preço, o ideal é sempre ir com a tecnologia mais moderna, já que o suporte pela fabricante será maior, jogos priorizarão sua arquitetura, ou seja, existem mais benefícios. Mas, como dito antes, se a RX 7700 XT aparecer realmente barata em uma promoção, ela pode ser uma boa escolha.
Veja mais do CTUP: