Steam Machine e Steam Frame vão permitir troca rápida de jogos via microSD
Por Raphael Giannotti |

A Valve revelou ontem (12) uma série de novos dispositivos, entre eles um PC e headset VR. Todos fazem uso de cartão de memória microSD para armazenamento adicional, algo essencial em dispositivos gamers portáteis, como diversos handhelds. A dona do Steam recomenda usá-los para guardar seus jogos, principalmente se você pretende ter os novos hardware, já que o compartilhamento de biblioteca funciona de maneira plug and play.
Com os jogos da biblioteca Steam instalados em um cartão de memória, basta trocar de dispositivo e usá-lo, que os jogos funcionarão como se estivessem na memória interna, facilidade muito bem-vinda aos entusiastas que conseguirem ter o Steam Machine e o Steam Frame, aliado ao Steam Deck também, que se beneficia da facilidade.
Valve garante "perfeita harmonia" entre novos dispositivos
Em entrevista ao PC Gamer, que pôde testar as novidades da Valve na sede da empresa, alguns desenvolvedores comentaram sobre a funcionalidade. Jeremy Selan, engenheiro do Steam Frame, explica que "você pode pegar seu catálogo no Steam Deck ou na Steam Machine, e eles são totalmente interoperáveis, então você pode conectá-lo aqui e simplesmente levá-lo com você”.
"Acreditamos que você terá uma experiência muito boa com cartões SD. O tempo de carregamento/inicialização dos jogos continua muito bom, e essa é realmente a opção mais fácil”, adiciona Yazan Aldehayyat, engenheiro da Valve que trabalha no Steam Machine. “É o que recomendamos para a maioria das pessoas".
Apesar de ser a dona da maior plataforma de games de PC (e talvez até da indústria de games), a Valve se considera pequena no que diz respeito a hardware, por isso eles contam com um time de poucas pessoas nesse segmento, como explica o designer do Steam Frame, Clement Gallois:
"Somos uma equipe de design industrial relativamente pequena e nos certificamos de que todos os dispositivos parecessem parte de uma família, até nos mínimos detalhes. A sensação ao toque, os botões, a forma como reagem, tudo se encaixa e funciona em perfeita harmonia."
Os novos produtos da Valve têm lançamentos previstos para o começo de 2026. Até o momento, os preços também ainda não foram revelados.
Veja mais do CTUP:
-
Steam de cara nova: Valve explica por que ampliou a loja
- Smartphones Android já podem rodar seus jogos do Steam
- Steam é um monopólio? 72% dos desenvolvedores acreditam que sim
Fonte: PC Gamer