Steam Machine a US$ 400 pode ameaçar PlayStation e Xbox? Analista diz que sim
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A Valve anunciou seu nova lineup de hardware nesta quarta-feira (12), incluindo um novo controle, um dispositivo VR e o PC compacto Steam Machine, que pode ameaçar o mercado de consoles tradicionais dependendo da sua precificação. Para o chefe de análise de mercado da Alinea Analytics, Rhys Elliott, o valor ideal para o hardware seria US$ 400 se a Valve quer competir agressivamente com os consoles atuais.
Previsto para chegar em 2026, o Steam Machine foi muito bem recebido. O PC compacto, com cerca de 15 cm, promete levar a experiência do Steam em PCs gamers para a sala, TVs e monitores, tal como um console de mesa tradicional.
Esta não é a primeira vez que a Valve tenta se infiltrar nesse mercado de hardware. Em 2015, a empresa lançou a primeira versão da Steam Machine, que acabou fracassando na época. Agora, o cenário mudou de figura com a popularidade do Steam Deck, a evolução do SteamOS baseado em Linux e a compatibilidade com o Proton, que promete entregar uma performance maior ao ser dedicado a jogos (diferente do Windows).
Não apenas isso, mas a própria loja do Steam evoluiu de forma agressiva, tornando-se uma das plataformas mais acessíveis e com mais recursos no mercado. Alguns desenvolvedores e executivos até apontaram que o Steam trata-se de um monopólio, visto seu domínio no segmento de jogos de PC.
"O ponto ideal seria US$ 400 com um controle", afirmou Elliott nesta quinta-feira (13) em uma publicação no site Substack. "Isso realmente enviaria uma mensagem, já que os fabricantes de consoles têm aumentado seus preços".
Elliott acredita que a Valve irá optar por vender o Steam Machine com prejuízo para aumentar sua base e ecossistema. Vale lembrar que o hardware terá duas SKUs, variando entre 512 GB e 2 TB de armazenamento interno.
Há uma grande possibilidade da Valve querer enfrentar as fabricantes tradicionais de consoles, visto o cenário de jogos atual. Além da possibilidade de se tornar competitivo nos preços, o Steam Machine também oferece alguns recursos que o Xbox e o PlayStation ainda não possuem. Um bom exemplo é a ausência da necessidade de assinatura para jogar online — obrigatória nos consoles de mesa —, algo que não existirá aqui, afinal, estamos falando de um PC.
Outro ponto importante é a biblioteca do Steam. Além de vasta, com muitos lançamentos exclusivos de PC saindo primeiro no Steam (incluindo jogos independentes e títulos AAA no pacote), a plataforma também recebe os jogos do Xbox no lançamento e os do PlayStation depois de um tempo.
É válido destacar que, como um PC, o Steam Machine permitirá modificações, assim como o próprio Steam Deck. Ou seja, será possível instalar Windows, outros launchers e plataformas como a Epic Games, GOG e até a experiência em tela cheia do próprio Xbox.
Valve pode ter comprometido a estratégia do Xbox
Apesar de ser um possível concorrente do ecossistema do PlayStation, o Xbox pode estar em um perigo maior com o lançamento do Steam Machine. Muito se discute sobre a próxima geração do Xbox ser essencialmente um PC, algo indicado por executivos da marca e pelo próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella.
O problema é que a Valve pode ter antecipado o movimento do Xbox no segmento de PC híbrido ou PC compacto, algo que poderemos ver no lado verde da força somente em 2027.
Vale notar que a Microsoft pode não conseguir fazer a migração de sua base do Xbox para a próxima geração, principalmente se o Steam Machine vier com um preço mais baixo que os consoles tradicionais e se for popular o suficiente.
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Fonte: Anilea Analytics