O que é Steam Machine?

Por Douglas Ciriaco

Steam Machine é um computador idealizado pela Valve, dona do Steam, a maior plataforma digital de venda e distribuição de jogos para PC do mundo. Essas máquinas trazem configurações pesadas e são fabricadas por inúmeras empresas diferentes — em seu lançamento, divulgado oficialmente em março de 2015, o projeto contava com 15 máquinas, cada uma delas fabricada por uma companhia diferente.

Dá para dizer que uma Steam Machine é uma mistura de computador tradicional com um console, como o Xbox One e o PlayStation 4. Isso porque essas máquinas foram desenvolvidas especialmente para rodar jogos, serem ligadas a um televisor e controladas pelo Steam Controller, um joystick criado e fabricado pela Valve exclusivamente para elas. Além disso, elas rodarão o SteamOS, um sistema operacional baseado em Linux também desenvolvido pela dona do Steam.

E dizer que esses equipamentos vão concorrer com um console convencional não é nada exagerado. Além desse ser um dos objetivos da Valve, as fabricantes conseguiram apresentar modelos variados do produto, alguns deles com uma pegada visual bastante semelhante à dos aparelhos da Microsoft e da Sony.

iBuyPower SBX
Alienware Steam Machine

Atualmente, uma pequena parcela dos jogos do Steam está disponível para SteamOS, o sistema operacional das Steam Machines, mas esse número deve se expandir consideravelmente nos próximos meses.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.