O que é Steam Machine?

Steam Machine é um computador idealizado pela Valve, dona do Steam, a maior plataforma digital de venda e distribuição de jogos para PC do mundo. Essas máquinas trazem configurações pesadas e são fabricadas por inúmeras empresas diferentes — em seu lançamento, divulgado oficialmente em março de 2015, o projeto contava com 15 máquinas, cada uma delas fabricada por uma companhia diferente.

Dá para dizer que uma Steam Machine é uma mistura de computador tradicional com um console, como o Xbox One e o PlayStation 4. Isso porque essas máquinas foram desenvolvidas especialmente para rodar jogos, serem ligadas a um televisor e controladas pelo Steam Controller, um joystick criado e fabricado pela Valve exclusivamente para elas. Além disso, elas rodarão o SteamOS, um sistema operacional baseado em Linux também desenvolvido pela dona do Steam.

E dizer que esses equipamentos vão concorrer com um console convencional não é nada exagerado. Além desse ser um dos objetivos da Valve, as fabricantes conseguiram apresentar modelos variados do produto, alguns deles com uma pegada visual bastante semelhante à dos aparelhos da Microsoft e da Sony.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

iBuyPower SBX
Alienware Steam Machine

Atualmente, uma pequena parcela dos jogos do Steam está disponível para SteamOS, o sistema operacional das Steam Machines, mas esse número deve se expandir consideravelmente nos próximos meses.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.