Snapdragon Summit 2023 mostrou futuro da IA para celular, PC e mais
Por Redação |

Evento anual da Qualcomm Technologies, Inc. destinado a mostrar o futuro dos processadores Snapdragon e outras grandes inovações, a edição 2023 do Snapdragon Summit aconteceu nos dias 24 a 26 de outubro em Maui, Havaí, sendo um dos mais importantes da história da empresa. Além de dar mais um passo rumo à democratização das IAs generativas, as soluções mostradas no evento aprimoram a experiência dos usuários nos PCs, smartphones e muito mais.
Conheça as inovações apresentadas pela Qualcomm neste ano:
Snapdragon® X Elite chega para revolucionar o PC
Inaugurando uma nova era de computação nos PCs, a Qualcomm anunciou o Snapdragon X Elite, nova plataforma da companhia alimentada pela inédita CPU Qualcomm Oryon, e preparada para a era da IA generativa. Seu desenho totalmente customizado com 12 núcleos e frequências de até 4,3 GHz assegura até o dobro de performance em comparação a soluções concorrentes, sejam baseadas na arquitetura Arm ou x86, mas consumindo apenas 1/3 da energia.
A novidade é fabricada em uma litografia avançada de 4 nm e suporta as tecnologias mais modernas, incluindo até 64 GB de memória RAM LPDDR5X com largura de banda de até 136 GB/s, conectividade 5G, Wi-Fi 7 e armazenamento de alta velocidade com UFS 4.0 e SSDs NVMe. Outro destaque é sua GPU Adreno, que também oferece até duas vezes mais performance que os gráficos integrados da concorrência, e traz suporte a tecnologias importantes para o mundo dos PCs, como drivers atualizáveis e a API gráfica DirectX 12.
Os recursos de Inteligência Artificial são um dos pilares do Snapdragon X Elite, equipado com a Qualcomm AI Engine, que combina a NPU Hexagon e outras estruturas para garantir a execução de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) de mais de 13 bilhões de parâmetros localmente, além de entregar poder de computação de 45 TOPS, o que faz a plataforma ser até 4,5 vezes mais veloz que outros processadores do mercado.
Snapdragon® 8 Gen 3 traz IA generativa aos celulares
A Qualcomm também trouxe novidades para os smartphones Android premium ao revelar o Snapdragon 8 Gen 3, plataforma que chega com a missão de integrar aos celulares o poder da IA generativa. A solução foi anunciada com CPU renovada composta de mais núcleos de alto desempenho, operando a velocidades de até 3,3 GHz, que fornece um salto respeitável de performance de até 30% em comparação à geração anterior.
Apoiada pelo suporte a memórias LPDDR5X mais velozes, a nova GPU Adreno também proporciona grandes ganhos em processamento gráfico, sendo 25% mais potente que a solução do ano passado, e entregando recursos de Ray Tracing 50% melhores, ao mesmo tempo em que oferece 25% mais eficiência energética, assegurando que os celulares durem por mais tempo mesmo realizando tarefas pesadas.
O componente é fabricado na litografia mais avançada de 4 nm, e embarca tecnologias modernas para trazer a melhor experiência aos usuários. Além de compatibilidade com o novo 5G Advanced, mais veloz e estável, estão presentes Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e integração ao novo recurso Expanded Personal Area Network (XPAN), que mantém a transmissão sem fio de som Hi-Fi por distâncias maiores ao usar Wi-Fi.
A Qualcomm AI Engine empregada no Snapdragon 8 Gen 3 faz da novidade um verdadeiro titã da IA, contando com salto massivo de 98% de velocidade de tarefas de Inteligência Artificial em comparação ao Snapdragon 8 Gen 2, ao mesmo tempo em que a eficiência sobe em 40%. O conjunto suporta modelos de mais de 10 bilhões de parâmetros, e consegue atingir 20 tokens por segundo em assistentes de IA alimentados por modelos como o Llama 2 da Meta.
O alto poder de IA também possibilita novas experiências de câmera: com a segmentação semântica, diferentes algoritmos de pós-processamento podem ser aplicados em áreas específicas das fotos e vídeos. Objetos indesejados podem ser removidos instantaneamente das suas capturas, inclusive gravações, e será possível expandir qualquer fotografia usando as capacidades da IA generativa.
Snapdragon Seamless™ é o ecossistema da Qualcomm
Outra novidade de peso mostrada no Snapdragon Summit foi o Snapdragon Seamless, tecnologia que permitirá a aparelhos equipados com processadores Snapdragon interagirem entre si, independente da fabricante. Com o recurso, smartphones, tablets, notebooks, smartwatches, roteadores, dispositivos IoT e até veículos poderão trocar informações para proporcionar funcionalidades únicas, e trazer maior liberdade aos usuários.
Alguns dos exemplos citados pela Qualcomm incluem a possibilidade de usar um mesmo conjunto de mouse e teclado entre celulares, computadores e tablets, compartilhar de forma instantânea arquivos entre aparelhos, realizar a troca inteligente de fones de ouvido entre dispositivos diferentes, estender para os smartphones as capacidades de Realidade Mista de óculos dedicados, e muito mais.
Tanto o Snapdragon X Elite, quanto o Snapdragon 8 Gen 3 já chegam habilitados para funcionar com o Snapdragon Seamless, e futuros lançamentos terão a integração presente para expandir o ecossistema da Qualcomm.
Linha Qualcomm S7 turbina experiências de áudio
A Qualcomm também conta com uma linha de soluções dedicadas a áudio, que recebeu durante o Snapdragon Summit 2023 os novos Qualcomm S7 e S7 Pro Gen 1. Preparados para levar as experiências de fones de ouvido e outros dispositivos de som a um novo nível, os componentes reduzem drasticamente o consumo de energia, enquanto turbinam o poder de processamento em seis vezes.
As novidades trazem otimizações alimentadas por Inteligência Artificial, suporte ao LE Audio e transmissão com Auracast via Bluetooth 5.4 e, no caso do Qualcomm S7 Pro Gen 1, a tecnologia Qualcomm XPAN. Com troca inteligente da transmissão entre Bluetooth e Wi-Fi, a solução não apenas proporciona som de altíssima definição, com bit rate de até 192 kHz, mas ainda estende o alcance do sinal ao criar um espaço pessoal ampliado para o usuário, que pode atravessar a casa e continuar consumindo conteúdo, sem perdas.
Ambos os chips estão preparados para trabalhar com os novos Snapdragon X Elite e Snapdragon 8 Gen 3, com total integração de recursos como o XPAN.
Destaques do Snapdragon Summit
Além dos anúncios, o Snapdragon Summit 2023 trouxe outros destaques, começando pela participação especial de grandes parceiras da Qualcomm. Colaboradores como o CEO da Honor, George Zhao, Dave Lebolt da Black Magic Design, Bobby Moore da HP, Balaji Raghavan da Uniphore e Jennifer Hom da Meta mostraram entusiasmo em torno das experiências que as novas soluções da família Snapdragon proporcionarão em dispositivos previstos para 2024.
O evento contou ainda com a participação de ASUS, Acer, HP, Lenovo e Samsung, que também testemunharam sua empolgação com os produtos equipados com o novo Snapdragon® X Elite que estão desenvolvendo. Dando um vislumbre do futuro, Zoom, Black Magic Design e Uniphore comentaram das inovações que a IA alimentará.
Já discutindo sobre as capacidades da Realidade Estendida, a Meta causou grande impacto com seus óculos Ray-Ban Meta AR1 Gen 1, enquanto a Xponential Fitness apresentou uma das muitas maneiras pelas quais os aplicativos XR se beneficiarão da plataforma Snapdragon® XR2 Gen 2
Os dispositivos de todos os colaboradores foram demonstrados durante a conferência, que contou com a presença de 14 jornalistas da América Latina. Foram publicados 546 artigos na região, com um total de 779 postagens em mídias sociais dos jornalistas e veículos.