Publicidade

SK hynix pode aumentar preço de memórias HBM4 em até 70%

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/JEDEC
Reprodução/JEDEC

A SK hynix tem um cliente que muitas empresas gostariam de ter: a NVIDIA. A gigante do mundo do hardware já está trabalhando na nova tecnologia de GPUs para IA com as memórias HBM4, que a fabricante sul-coreana produz. Mas, segundo rumores, a SK hynix estaria cobrando até 70% mais caro que as memórias HBM3e, aproveitando que é a primeira empresa a entregar esse produto de nova geração.

Fontes do site Chosun Biz afirmam que a fabricante sul-coreana estaria cobrando entre 60% e 70% mais pelas memórias HBM4, aproveitando que saiu na frente das rivais Samsung e Micron nesse segmento, por conta de uma parceria firmada com a NVIDIA anos atrás, depois que uma das concorrentes não deu importância para a proposta de Jensen Huang.

Impacto em cascata na indústria de IA

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esse suposto movimento da SK hynix é um reflexo direto da posição de monopólio que ela estabeleceu no fornecimento de memórias HBM, essenciais para as GPUs de IA mais potentes do mercado. Com a demanda por inteligência artificial explodindo em todo mundo, a empresa detém um poder de barganha sem precedentes sobre um componente crítico. A complexidade e o custo de fabricação da HBM4 também são citados como fatores determinantes, mas o domínio de mercado é o maior causador do aumento.

Essa alta de preços, caso se confirme, não ficará restrita aos fabricantes. O custo elevado da memória HBM4 será inevitavelmente repassado para o valor final dos aceleradores de IA de próxima geração, tornando a tecnologia ainda mais cara para empresas e consumidores. Enquanto concorrentes como Samsung e Micron correm para alcançar a tecnologia da SK Hynix, a atual liderança da empresa permite que ela dite as regras de preço.

Veja mais do CTUP:

Fonte: Chosun Biz