Samsung prioriza lucro e segura produção para manter memória RAM cara
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Se você estava esperando os preços baixarem para comprar memória RAM, é melhor sentar: a Samsung e a SK Hynix confirmaram que a escassez de DRAM não deve ser resolvida antes do primeiro semestre de 2027. As duas gigantes, que controlam cerca de 70% do mercado global, alertaram investidores que a oferta continuará restrita por anos, priorizando a rentabilidade a longo prazo em vez de tentar inundar o mercado com novos chips para baixar os custos.
- Memória RAM usada vale a pena? 5 cuidados ao comprar
- Como descobrir o tamanho, tipo e a frequência da memória RAM do PC?
Essa postura é um banho de água fria para quem esperava alívio após os preços dobrarem nas últimas semanas. Segundo fontes do site sul-coreano Hankyung, a Samsung está conseguindo atender apenas cerca de 70% dos pedidos atuais e, pior, começou a recusar contratos de longo prazo com grandes clientes. A estratégia é clara: elas não querem estabilizar os preços nos valores atuais, já que apostam (e preveem) que o valor do componente vai disparar ainda mais no futuro próximo.
Em uma reunião recente com investidores, a maior empresa da Coreia do Sul disse:
"Em vez de expandir rapidamente as instalações, vamos seguir uma estratégia de manutenção da rentabilidade a longo prazo. Vamos minimizar o risco de excesso de oferta através de uma estratégia de despesas de capital (CAPEX) que equilibra a demanda dos clientes e os preços".
SK hynix planeja investir em expansão, mas situação não deve mudar logo
Do lado da SK hynix, o cenário não é muito diferente. A empresa afirmou que, mesmo investindo cerca de 30% de suas vendas em novas fábricas em 2026 para a nova geração de 10nm, é "difícil resolver a falta de oferta" a curto prazo.
Para nós, PC gamers, isso confirma o temor de uma demanda incansável de memória impulsionado pela IA, que continuará drenando os estoques. Cuidado: se o seu setup precisa de um upgrade, não espere pagar menos ano que vem.
Veja mais do CTUP:
-
Vendas de placas-mãe despencam com alta da memória RAM
- Pânico na indústria faz fabricantes limparem o mercado de memórias RAM
- Acredite se quiser: preço da memória RAM surta e ultrapassa valor de um PS5
Fonte: Hankyung