Publicidade

Samsung lança sensor ToF e componente para headsets XR

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Dezembro de 2023 às 10h18

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung aumentou a sua linha ISOCELL de sensores de imagem com dois novos componentes, o Vizion 63D e o Vizion 931. Enquanto o primeiro é um modelo ToF para detecção de profundidade, o segundo é voltado para uso com headsets de realidade estendida (XR). 

O Vizion 63D se destaca por ser o primeiro sensor da indústria a trazer um processador de sinal de imagem (ISP) com detecção de profundidade integrado. 

Continua após a publicidade

Na prática, isso significa que ele pode fazer os cálculos de distâncias de forma independente, sem a necessidade de outro chip. Isso reduz o consumo de energia em até 40%, quando comparado com o Vizion 33D de geração anterior. 

O 63D pode capturar informações em resolução de 320 x 240 pixels, a uma taxa de 60 quadros por segundo. Contudo, um modo de 640 x 480 pixels também está disponível para uso. 

Por se tratar de um sensor ToF indireto, ele reconhece a diferença de fases entre a luz emitida e a capturada, o que aumenta a precisão das medidas de profundidade. O componente tem dimensões de 1/6,4 polegadas, com pixels de 3.5µm.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Ele ainda oferece suporte para detecção em alta resolução a até cinco metros, ou até dez metros com densidade mais baixa de pixels. Há também a tecnologia de dispersão posterior (BST), que torna o sensor mais sensível ao infravermelho que usa. 

ISOCELL Vizion 931 poderá ser usado em headsets XR

Por sua vez, o sensor ISOCELL Vizion 931 é um componente de obturador global. Isso significa que a imagem é capturada por completo de uma vez só, o que elimina a possibilidade de distorções. 

Continua após a publicidade

Com uma resolução de 640 x 640 pixels, o componente pode ser usado para tarefas como o reconhecimento de íris, monitoramento da movimentação dos olhos, detecção facial e de gestos, ou mais. 

Prevendo que os dispositivos de realidade estendida costumam ter mais de um sensor em sua construção, a Samsung trouxe a tecnologia de “multi-drop” para o Vizion 931. Isso significa que é possível conectar até quatro unidades do sensor em um mesmo cabo, o que simplifica a construção interna dos produtos. 

Tanto o Vizion 63D como o 931 são voltados para uso com headsets XR, e o primeiro ainda poderá ser usado em robôs industriais. A própria Samsung poderá anunciar seu próprio dispositivo vestível no futuro, possivelmente usando algum dos novos componentes. 

Fonte: Samsung