Samsung inicia produção em massa de displays QD-OLED com V-Stripe
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Samsung Display anunciou no início de 2026 que começará a produção em massa de telas de 34 polegadas e taxa de atualização de 360 Hz QD-OLED com V-Stripe, estrutura que alinha os subpixels verticalmente em vez de utilizar a disposição triangular tradicional.
- As diferenças entre os vários tipos de display disponíveis no mercado
- CES 2026: 9 dispositivos curiosos apresentados no primeiro dia da feira
Com este posicionamento distinto, é possível notar uma nitidez aprimorada em textos — ideal para quem trabalha ou realiza tarefas que envolvem a edição de documentos, redações, codificação ou na criação de conteúdo.
De acordo com a Samsung, estes displays já estão com 7 fabricantes, como a ASUS, MSI e Gigabyte. Esta última, inclusive, já divulgou o monitor gamer MO34WQC36, que promete levar a tecnologia para a casa dos jogadores.
O painel de 34 polegadas QD-OLED e V-Stripe tem uma proporção de 21:9 (ultrawide) e a taxa de atualização de 360 Hz é altíssima — o que garante um gameplay mais fluído. Seu brilho é de 1300 nits e a expectativa da companhia é que todo o conjunto gere interesse do público pela imersão proporcionada.
Desafios da Samsung com o V-Stripe
Telas com proporção 21:9 aumentam de forma considerável o número de pixels horizontais e volume de dados processados, em comparação ao que é visto no formato 16:9, o que causa um maior consumo de energia, geração de calor e demandas operacionais.
A Samsung aponta que existe uma grande dificuldade técnica em manter o tempo e sinais uniformes entre os pixels da direita e esquerda. Um representante da sul-coreana explica como isso impactou a sua fabricação:
“Os maiores desafios técnicos na produção em massa de painéis de alta taxa de atualização com uma nova estrutura de pixels incluem a redução da vida útil do material orgânico, a geração de calor e a degradação do brilho”
No entanto, a equipe de desenvolvimento da Samsung Display conseguiu entregar exatamente o que propôs ao superá-los durante o processo industrial.
“Ao aproveitar a estrutura de emissão superior do QD-OLED, que oferece vantagens de luminosidade, juntamente com melhorias na eficiência do material orgânico e otimização de design, conseguimos produzir em massa um display de monitor de alto desempenho que integra quatro recursos principais: a estrutura de pixels ‘V-Stripe’, proporção ultrawide, alta taxa de atualização e brilho aprimorado”, conclui o representante.
O vice-presidente e chefe de vendas, marketing e planejamento de produtos de displays grandes da Samsung, Brad Jung, reforça que tudo isso serve para atender exigências do público.
“O mercado de monitores high-end, inclusive em jogo, é um campo de guerra para as últimas tecnologias de display, nos quais os consumidores exigem os níveis mais altos de qualidade de imagem. Conforme o QD-OLED continua a receber um grande suporte do público, vamos continuar a introduzir tecnologias inovadoras para reforçar nossa liderança”, revela Jung.
Leia também no Canaltech:
- Thermaltake traz anos 1990 de volta e lança linha retrô na CES 2026
- Acabou a era do PC barato: preços vão aumentar até 20% em 2026
- É teclado ou computador? HP apresenta PC "escondido" dentro de periférico
Vídeo: Estamos na CES 2026 e você pode conferir diversos dispositivos novos que chegarão durante o ano, como é o caso do curioso detector de alergias. Confira no YouTube: