Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung anuncia primeira memória GDDR6 de 16 GB e 24 Gbps do mercado

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Julho de 2022 às 10h36

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou nesta quinta-feira (14) o início da produção em massa da primeira memória DRAM Graphics Double Data Rate 6 (GDDR6) de 16 GB do mercado. Visando ampliar a performance das futuras placas de vídeo, os novos componentes prometem atuar com velocidades de processamento de 24 Gbps.

As memórias GDDR6 de 16 GB serão produzidas com a litografia de 10 nm da Samsung. Segundo a marca, as novas DRAM foram projetadas para colaborar com o desempenho da próxima geração de GPUs, notebooks, consoles, aplicativos baseados em inteligência artificial (IA) e sistemas de computação de alta performance.

“O uso de IA e o Metaverso aumentou a necessidade de maiores recursos gráficos capazes processar grandes conjuntos de dados em velocidades extremamente altas. Com a GDDR6 de 24 Gbps, esperamos validar a DRAM gráfica em GPUs de nova geração e trazê-la ao mercado a tempo de atender uma nova demanda”, cita Daniel Lee, vice-presidente executivo de produtos de memória da Samsung.

Continua após a publicidade

Mais detalhes da DRAM GDDR6 de 16 GB

A Samsung destaca que a DRAM GDDR6 de 24 Gbps foi projetada com um novo design de circuito e material isolante que minimiza o vazamento de corrente. O resultado são velocidades 30% mais rápidas do que os modelos de memória de 18 Gbps.

Segundo a marca, ao ser integrado a uma GPU premium, o novo componente consegue transferir até 1,1 TB de dados por segundo. Essa quantidade de arquivos seria equivalente a cerca de 275 filmes com qualidade de imagem Full HD.

Continua após a publicidade

Outro destaque da GDDR6 é o baixo consumo de energia com o recurso de comutação dinâmica de tensão (DVS). Também com versões de 16 Gbps e 20 Gbps, a tensão é ajustada conforme os requisitos de desempenho e podem ter níveis de eficiência de energia até 20% maiores em 1,1 V comparado ao padrão de 1,35 V.

A nova DRAM foi desenvolvida seguindo os padrões da JEDEC, sendo compatível com diversas plataformas de GPU e dispositivos de alto desempenho (softwares de direção autônoma e carros elétricos). Além disso, o componente pode reproduzir vídeos em 4K e 8K sem interrupções e suporta altas cargas de trabalho relacionadas a processamento de IA.

Previsão de lançamento

Continua após a publicidade

Conforme a Samsung, os clientes poderão iniciar os testes com a DRAM GDDR6 de 24 Gpbs a partir deste mês. Então, a sul-coreana planeja a comercialização dos componentes junto à estreia das novas gerações de GPUs que chegarão ao mercado ainda em 2022.

Ademais, a gigante da tecnologia espera se manter como a líder global do setor de memória DRAM. Com isso, a empresa prevê que o nicho de placas gráficas de alto desempenho pode ter um crescimento anual de dois dígitos nos próximos anos.

Fonte: Samsung, Sparrow News