Publicidade

Samsung apresenta memória DDR5 de 512 GB com extrema velocidade de transferência

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Agosto de 2021 às 07h15

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung acaba de apresentar durante a conferência de semicondutores Hot Chips a sua mais nova geração de memórias RAM DDR5, que chega com destaque para o módulo DDR5-7200 capaz de atingir altas velocidades de transferência de dados com duas vezes a capacidade de armazenamento da geração anterior, alta confiabilidade e consumo de energia ainda menor.

Com uso empresarial para servidores, o módulo DDR5 conta com armazenamento de 512 GB — o dobro em comparação com a geração anterior — e velocidade de transferência de até 7,2 Gbps (ou 7.200 Mbps).

Continua após a publicidade

Operando em 1,1 V, o módulo deve ter desempenho até 40% mais veloz que a DDR4 graças ao novo regulador de voltagem e novo Circuito Integrado de Gerenciamento de Energia (PMIC, em inglês). A Samsung afirma que o PMIC reduz o ruído no processo enquanto ainda contribui para uma tensão menor.

A nova memória DDR5 dobra sua capacidade ao dobrar a capacidade de cada chip presente, passando de apenas 16 GB para oferecer generosos 32 GB graças ao processo de fabricação em 10 nanômetros em tecnologia EUV. Segundo seu site oficial, "‎o ‎‎desempenho surpreendente eleva o teto do processamento de big data, ‎‎enquanto ‎‎manuseia perfeitamente o conteúdo 8K‎."

A empresa destaca ainda a alta confiabilidade da memória graças à solução de autocorreção ODECC, capaz de eliminar um único bit danificado sem prejudicar todo o sistema mesmo com as enormes exigências da big data. Além disso, as memórias DDR5 oferecem 30% mais eficiência energética graças às melhorias em performance e redução de consumo.

Continua após a publicidade

Como dito, o módulo DDR5 com 512 GB será vendido inicialmente para o mercado profissional com uso em data centers e servidores. A empresa prepara a produção em massa para o fim de 2021.

A Samsung também espera que uma versão para consumidores da memória DDR5 seja lançada nos próximos anos, mas isso não deve acontecer antes de 2023.

Fonte: Samsung