Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung afirma que sua tela OLED de 90 Hz é tão boa quanto uma LCD de 120 Hz

Por| 29 de Junho de 2020 às 13h00

Link copiado!

Reprodução/TechRadar
Reprodução/TechRadar
Tudo sobre Samsung

A Samsung Display, maior fabricante de displays OLED do mundo, afirmou na rede social Weibo que sua tela OLED de 90 Hz é tão boa quanto uma LCD de 120 Hz. Para endossar o argumento, a fabricante sul-coreana publicou uma imagem com dados da SGS, empresa suíça de certificação.

De acordo com as informações, o display OLED de 90 Hz da Samsung tem apenas 0,9 mm de arrasto de imagem (ou "efeito fantasma"), 0,2 mm a menos do que as telas LCD com a mesma taxa de atualização e o mesmo valor alcançado pelos painéis de 120 Hz. Apesar do teórico empate, o exemplo mostra uma ligeira vantagem na solução da Samsung, pois as telas OLED não possuem cristal líquido, portanto têm respostas mais rápidas e exibições mais naturais.

Continua após a publicidade

Com relação ao painel OLED de 120 Hz, a vantagem da Samsung é ainda maior. Segundo a SGS, a solução tem um efeito fantasma de apenas 0,7 mm e uma taxa de resposta das imagens dinâmicas registrada em 11 ms.

No começo de junho, a SGS certificou os painéis OLED de 90 e 120 Hz da Samsung como "Seamless" e "Seamless Pro", algo como fluido.

O que é taxa de atualização

Continua após a publicidade

De forma bastante resumida, a taxa de atualização de um dispositivo, seja celular, TV ou monitor, é a quantidade de vezes por segundo que uma imagem é atualizada. Ou seja, quanto maior for esse valor, menos borrões você será capaz de sentir em conteúdos visuais, como vídeos e jogos.

Em 2020, taxas de atualizações mais altas viraram tendência na indústria de celulares, com modelos passando dos 60 Hz, padrão até ano passado, para até 144 Hz. Esse processo também tende a melhorar a qualidade geral das imagens, oferecendo mais nitidez e detalhes.

No Brasil, celulares da Samsung, como a linha Galaxy S20, oferecem tela OLED com 120 Hz de taxa de atualização. O iPhone 12, que deve ser apresentado em setembro, também deve ser equipado com o mesmo painel — inclusive, com fabricação da rival sul-coreana.

Continua após a publicidade

Fonte: Samsung Display