Publicidade

Raspberry Pi 5 entra na "era da IA" com novo módulo de expansão

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Junho de 2024 às 10h52

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Raspberry Pi Foundation)
(Imagem: Reprodução/Raspberry Pi Foundation)

Conhecido pela versatilidade que oferece para projetos variados, o Raspberry Pi 5 ganhou novas possibilidades e entrou na "era da IA", ganhando nesta terça-feira (4) seu próprio kit de expansão com uma Unidade de Processamento Neural (NPU). Desenvolvido em parceria com a fabricante de chips Hailo, a solução oferece desempenho de 13 Tera Operações por Segundo (TOPS) com uma eficiência bastante elevada, ao consumir menos de 2 W e não exigir refrigeração ativa (com ventoinhas).

O Raspberry Pi AI Kit chega combinando um HAT+ (Hardware Attached on Top, ou Hardware Conectado no Topo, em tradução livre) com um acelerador de IA da Hailo, o Hailo-8L. Seu diferencial está no formato M.2 — o mesmo usado por SSDs —, tendo acesso às pistas PCIe 2.0 do Pi 5. Apesar de não ser a geração mais recente, a interface já garante velocidade suficiente para a NPU, que traz capacidade bem elevada considerando o consumo.

Continua após a publicidade

Segundo as companhias, o kit garante 13 TOPS e consome menos de 2 W, o que representa cerca de 8 TOPS/W. Os números são baixos perto dos 45 TOPS a 50 TOPS oferecidos pela AMD, Intel e Qualcomm para o Windows, mas representam uma opção bem mais robusta que concorrentes de propostas similares, como a Coral TPU do Google, cuja velocidade chega a 4 TOPS e a eficiência é de apenas 2 TOPS/W.

O Hailo-8L vem pré-instalado com um thermal pad para refrigeração no slot M.2 do HAT+, que conta ainda com espaços para instalação sobre o Pi 5 e encaixes para a solução de resfriamento com ventoinha do computador, além de um conector GPIO de 16 mm para conectar periféricos, com destaque para a câmera da Raspberry Pi, totalmente integrada ao software do conjunto.

A integração permite desenvolver um software de reconhecimento de objetos, por exemplo, mas as possibilidades são mais amplas. Quando o usuário utiliza o Raspberry Pi 5 com uma instalação do Raspberry Pi OS, o AI Kit é reconhecido automaticamente, liberando o uso da NPU para tarefas de IA variadas.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Preço e disponibilidade

O Raspberry PI AI Kit será vendido pelas revendedoras oficiais da marca em todo o mundo, com preço sugerido de US$ 70 (~R$ 370). Ainda não há detalhes sobre disponibilidade no Brasil, mas é possível importar a solução em revendedoras estrangeiras — tenha em mente que o conjunto deve ser taxado.