Publicidade

Que tal um NES ou PS1 com hardware moderno? Essa é a proposta da Acemagic

Por  | 

Compartilhe:
Tom's Hardware
Tom's Hardware

O mundo do hardware costuma ser dominado por gabinetes de vidro temperado e excesso de RGB, mas e se o seu próximo PC gamer de alto desempenho parecesse um console que você jogava nos anos 90? Essa é a aposta curiosa da fabricante Acemagic, que decidiu unir a estética dos consoles retrô com o que há de mais moderno em processamento móvel.

A empresa revelou dois novos modelos de Mini PCs que, à primeira vista, parecem itens de colecionador por se parecerem com consoles antigos. Um deles é basicamente um Nintendinho (NES), enquanto o outro é uma homenagem clara ao design clássico dos consoles de CD da era 32-bits, lembrando muito um PlayStation original com um toque de Dreamcast.

Hardware anos luz dos consoles antigos

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O detalhe que mais desperta a curiosidade não é apenas o design, mas o que a Acemagic conseguiu colocar dentro de um chassi tão compacto. Estamos falando dos novos processadores AMD Ryzen AI 400, chips que trazem o poder da arquitetura Zen 5 e gráficos integrados RDNA 3.5. Isso significa que esses mini PCs são capazes de rodar até os jogos mais pesados.

O modelo mais forte, aquele que lembra um PlayStation com Dreamcast, conta com um Ryzen AI 9 470, CPU de 12 núcleos e 24 threads baseados em Zen 5, com a iGPU Radeon 890M, segunda melhor implementação da arquitetura RDNA 3.5. Já o PC estilo NES tem um Ryzen AI 9 465 com uma Radeon 880M. Ambos suportam até 64 GB de memória DDR5 e dois SSDs M.2 NVMe de até 4 TB. Eles oferecem ainda conexão WiFi 7, Bluetooth 5.4, USB-C e USB-A, além de portas LAN.

Acemagic oferece ainda modelos com Panther Lake

Saindo do setor nostalgia, a Acemagic está lançando também outros dois modelos, que são no formato caixa, com hardware da Intel. O model o topo de linha oferece nada menos que o recém lançado Core Ultra X9 388H, CPU topo de linha Panther Lake com 16 núcleos, além da iGPU Arc B390, que consegue empatar com a placa de vídeo Radeon RX 6600 em games. Esse modelo é destravado para operar em 120W, oferecendo clocks mais altos por mais tempo.

O modelo menor, limitado a 65W, é equipado com um Core Ultra 9 386H, processador com clocks mais baixos, mas que também oferece 16 núcleos e gráficos integrados B390.

Preços e disponibilidade internacional não foram revelados, e como costuma acontecer, dificilmente teremos algo assim sendo vendido por aqui, somente por importação e por aquele precinho.

Continua após a publicidade

Veja mais do CTUP:

Fonte: Tom's Hardware