Publicidade

Qualcomm se prepara para o 5G com módulo de antena para ondas milimétricas

Por| 23 de Julho de 2018 às 15h38

Link copiado!

Qualcomm se prepara para o 5G com módulo de antena para ondas milimétricas
Qualcomm se prepara para o 5G com módulo de antena para ondas milimétricas
Tudo sobre Qualcomm

Não falta muito para que as redes móveis 5G cheguem de forma definitiva ao mercado mobile. No entanto, ainda há algumas barreiras técnicas que precisam ser contornadas antes que esta tecnologia se torne, de fato, uma realidade.

Nesta segunda-feira (23), a Qualcomm revelou o seu novo módulo de antena QTM052, que é capaz de operar no padrão mmWave, ou seja, a partir de ondas milimétricas, o que pode representar um grande avanço em termos de redes 5G.

Apesar de propostas com soluções 5G de bandas menores já existirem no mercado, a utilização da tecnolgia mmWave pode ser a chave para que as conexões móveis ganhem maior velocidade e capacidade de atravessar barreiras físicas.

Continua após a publicidade

Conforme explicou a Qualcomm, o novo módulo de antena oferece frequência de rádio de até 6 GHz para smartphones e outros dispositivos móveis, trabalhando em conjunto com o novo modem Snapdragon X50 5G, componente que a fabricante já havia anunciado em outra ocasião, prometendo conexões que podem chegar a velocidades de até 5 Gbps.

O módulo QTM052 consiste em uma pequena matriz de quatro antenas, com dimensões inferiores a uma moeda de um centavo de dólar, que com o auxílio de algoritmos desenvolvidos pela Qualcomm, é capaz localizar com muita precisão as torres 5G mais próximas. O modelo de tamanho reduzido foi projetado para que o chip seja facilmente integrado aos componentes internos de aparelhos móveis de diferentes fabricantes.

O modem X50 5G foi projetado para operar com até quatro dos arranjos de antenas, um para cada extremidade do smartphone, possibilitando 16 antenas no total e garantindo conexões de qualidade independentemente da forma como o usuário segurar o aparelho móvel.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com a Qualcomm, os primeiros dispositivos a receberem os módulos de antenas QTM052 devem chegar no começo de 2019. Além disso, diversas companhias já confirmaram que utilizarão o novo componente em seus novos modelos de aparelhos, incluindo gigantes como a Samsung, LG, Xiaomi e HTC.

De qualquer forma, a popularização do 5G ainda dependerá muito de companhias americanas como a T-Mobile, AT&T e a Verizon, que já anunciaram testes preliminares de redes 5G entre o final de 2019 e o início de 2019.

Fonte: The Verge