Publicidade

Qualcomm demonstra tecnologia de SIM integrado em celulares

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Janeiro de 2022 às 17h40

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm anunciou recentemente novas parcerias com a Vodafone e a Thales para desenvolvimento dos primeiros protótipos de smartphones com o chamado SIM integrado (iSIM), o que representa um novo passo em direção à implementação da nova tecnologia. A novidade deverá representar uma evolução em relação ao eSIM e cartão SIM físico para identificação de usuários e conectividade móvel.

Com as funcionalidades do SIM implementadas diretamente no chipset, a utilização do iSIM promete maior integração com o sistema dos dispositivos, além de performance mais alta e aumento na capacidade de memória. Para efeito de comparação, o eSIM consiste em um componente separado do processador, mesmo que também permita as funções de SIM sem a necessidade de um cartão nanoSIM.

Continua após a publicidade

As vantagens do iSIM incluem a liberação de espaço físico na parte interna do dispositivo, o que dá mais liberdade para as montadoras implementarem outros componentes sem aumentar as dimensões do aparelho, por exemplo. Além disso, centraliza os recursos de conectividade móvel em um componente que já traz partes essenciais como a CPU, GPU e modem Wi-Fi.

O objetivo é criar um mundo em que todos os dispositivos se conectem perfeitamente, e o consumidor tenha controle total. Sob o ponto de vista das operadoras, o iSIM elimina a necessidade de um SIM separado, e do plástico adicional que ele consome. — Alex Froment-Curtil, diretor comercial da Vodafone

O iSIM também permite que operadoras forneçam seus serviços de forma remota, com a possibilidade de oferecimento de múltiplos planos em um mesmo dispositivo, por exemplo. A segurança dos dados também é reforçada com certificações endossadas pela indústria especializada, e o funcionamento mais eficiente também deverá permitir maior economia de energia utilizada pelo SIM.

Continua após a publicidade

A tecnologia também deverá representar avanços significativos para outros dispositivos além dos celulares. Produtos como laptops, relógios e pulseiras inteligentes, dispositivos de casa inteligente, tablets e até mesmo headsets AR/VR poderão aproveitar os benefícios do iSIM.

A demonstração da Qualcomm foi feita em um Galaxy Z Flip 3 da Samsung, que traz um processador Snapdragon 888. De acordo com as companhias, o conceito "ilustra a prontidão e eficiência da infraestrutura já existente, com capacidades avançadas de rede". Ainda não existe uma previsão concreta em relação a quando o iSIM começará a ser implementado em smartphones e outros produtos disponíveis para o público geral.

Fonte: Qualcomm