Qual é o processador ideal para a Radeon RX 7600?
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A Radeon RX 7600 é uma das melhores placas de vídeo custo-benefício para jogar em Full HD. Com um bom desempenho em rasterização e um preço competitivo, ela se tornou uma opção muito popular para quem quer montar um bom PC gamer de entrada. No entanto, para extrair todo o potencial que a placa oferece, é indispensável combiná-la com um processador que consiga empurrá-la sem gargalos.
- Qual é o processador ideal para a GeForce RTX 5050?
- Qual é o processador ideal para a GeForce RTX 5060?
Caso você tenha interesse em comprar essa placa, o Canaltech te ajuda a encontrar o melhor processador para a RX 7600. Desde o ideal mínimo, como ainda uma solução para aqueles que estão com o orçamento apertado.
Relação entre CPU e GPU
Em um jogo, a CPU e a GPU executam tarefas distintas, mas que se relacionam. A CPU é responsável por todos os cálculos e pela lógica do jogo: processa IA dos personagens, calcula a física de objetos e colisões, gerencia os comandos do jogador e, principalmente, prepara uma lista de instruções para a GPU.
A placa de vídeo, por sua vez, recebe essas instruções e renderiza os quadros de imagem que são exibidos no monitor, processando a geometria dos modelos 3D, aplicando texturas e calculando todos os efeitos visuais, como iluminação e sombras, ray tracing, literalmente gerando o game na tela.
O desempenho de um jogo é determinado pela velocidade com que tudo isso acontece, e o componente mais lento limita o resultado, criando um gargalo. Se a CPU não for rápida o suficiente para preparar as instruções (chamadas de "draw calls"), a GPU ficará ociosa, resultando em queda na taxa de FPS, independentemente do quão potente ela seja.
Este cenário é comum em jogos de estratégia ou simulação com muitos elementos para a CPU gerenciar. O contrário, um gargalo de GPU, ocorre quando a placa de vídeo não consegue renderizar os quadros na mesma velocidade em que a CPU os envia, sendo o cenário mais comum em jogos com gráficos exigentes.
Para que nada disso ocorra, é preciso escolher um conjunto de CPU e GPU que faça sentido. O ideal é sempre ter processador de sobra para upgrades futuros.
Qual é a CPU ideal para a RX 7600?
A Radeon RX 7600 é uma placa de vídeo capaz de entregar altas taxas de quadros em jogos mais leves rodando em 1080p. Por isso, ela se beneficia muito de processadores com bom desempenho single-core, capazes de enviar as instruções para a GPU de forma rápida e constante.
Nesse cenário, o ponto de equilíbrio perfeito para a RX 7600 está em processadores como o AMD Ryzen 5 7600 e o Intel Core i5-14400F. Ambos são processadores modernos que oferecem excelente performance em jogos e garantem que placas de vídeo desse nível trabalhem em seu potencial máximo, sem gargalos.
Por estarem em plataformas mais novas (AM5 e LGA 1700), eles também dão acesso a tecnologias como memórias RAM DDR5, que ajudam a extrair ainda mais quadros em jogos competitivos e oferecem uma base exceletne para futuros upgrades.
Para quem está com o orçamento muito apertado, o AMD Ryzen 5 5500 ainda consegue "dar conta do recado" em muitos cenários. Ele é uma opção viável para jogos single-player menos exigentes em CPU, onde o objetivo é alcançar 60 FPS com boa qualidade gráfica.
No entanto, o modelo não é o mais indicado para títulos competitivos. Em jogos como CS2, Valorant ou Warzone, onde taxas de quadros altas e estáveis são essenciais, a arquitetura mais antiga e a menor quantidade de cache do Ryzen 5 5500 podem causar instabilidades e quedas de FPS, comprometendo a experiência. Portanto, fique atento a isso caso escolha essa CPU.
Conclusão
A Radeon RX 7600 é um dos melhores custo-benefíco para games em Full HD atualmente, sendo encontrada por cerca de R$ 1.600, e com força o suficiente para títulos AAA. Porém seu desempenho geral depende diretamente do processador que a acompanha.
Para garantir uma experiência fluida e sem gargalos, especialmente em jogos de alta taxa de quadros, a combinação ideal é com um processador moderno como o Ryzen 5 7600 ou o Core i5-14400F. Opções mais baratas são possíveis, mas vêm com o compromisso de um desempenho inferior em cenários que exigem mais da CPU.
Veja mais do CTUP: