Publicidade

Processadores Arrow Lake e Panther Lake serão muito quentes

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Intel / Reprodução
Intel / Reprodução
Tudo sobre Intel

A comunidade de hardware sempre observa as altas temperaturas de operação dos processadores Intel, e tudo indica que isso está longe de ser resolvido. Nesta semana, um vazamento apontou que os processadores Intel Arrow Lake e Panther Lake terão temperatura máxima de junção (TJMax) de 105 °C. A informação foi publicado pelo leaker Jaykhin no X (Twitter), sugerindo que novos chips do Time Azul terão potencial para trabalhar constantemente em temperaturas mais elevadas sem risco de thermal throttling.

Especificamente no caso da família de CPUs para notebooks Panther Lake, sucessora dos Lunar Lake, a informação não é exatamente surpreendente. Isso porque, os processadores Meteor Lake já trazem TJMax de 110 °C, então efetivamente ela será reduzida nos Intel Core Ultra de 3⁠ª geração.

Contudo, até então, os modelos de desktop traziam limites térmicos definidos em 100 °C, ponto a partir do qual eles começam a derrubar as frequências para evitar danos à CPU

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que muda na prática?

A reformulação do limite térmico do conjunto do processador é um indicativo, principalmente, de que os componentes são certificados para operar de forma estável em temperaturas elevadas. Isso significa que as frequências máximas podem ser mantidas por períodos mais prolongados, e não apenas em picos curtos, entregando mais desempenho bruto.

Por outro lado, a modificação pode representar um problema sério para usuários cogitando comprar CPUs topo de linha. Isso porque, ao assumir que o desempenho máximo do produto depende de operar próximo de um limite térmico mais elevado, processadores entusiastas podem ter desempenhos similares ao de produtos de segmentos mais baixos caso o usuário não disponha de um sistema de arrefecimento poderoso para evitar gargalos.