Intel Core i9-14900KS bate 9,1 GHz em overclock extremo
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
Recém-lançado no mercado global, o Intel Core i9-14900KS já chegou fazendo barulho. Um time de overclockers profissionais atingiu o novo recorde da categoria, superando a marca dos 9,1 GHz com o processador especial e uma placa-mãe topo de linha ASUS Z790 APEX Encore, projetada para esse propósito.
O overclock foi realizado pela ElmorLabs e sua equipe, superando o próprio recorde do time feito em outubro de 2023, quando obteve 9.044 MHz no Core i9-14900KF. Com a nova CPU, os overclockers chegaram a incríveis 9.117 MHz estáveis após uma série de testes complexos com o silício.
Para atingir esse resultado, a equipe precisou resfriar o processador em uma temperatura de -231 °C, utilizando hélio líquido como sistema de resfriamento. Certamente, para levar a CPU a esse clock, o modelo chegaria a temperaturas surreais e desligaria. Vale mencionar que todo o processo foi feito com uma voltagem altíssima de 1,85 V.
i9-14900KS bate três outros recordes
Além de elmor, o overclocker Safedisk bateu três outros recordes usando o mesmo setup de testes. Nessa configuração, foi possível rodar os softwares PiFast em 6,79 segundos; SuperPI 1M em 3,768 segundos e o PYPrime 32B com apenas 97,596 segundos, estabelecendo métricas nunca vistas.
É interessante salientar que todo esse procedimento foi realizado por um time de profissionais acostumados com situações extremas. Contudo, é praticamente impossível atingir esses resultados sem o equipamento necessário, principalmente no que diz respeito ao resfriamento líquido.
Para quem planeja se aventurar em overclocks básicos, placas-mãe topo de linha, como modelos da MSI, possuem função de aumento das frequências automático para levar a CPU até 6,4 GHz. O Intel Core i9-14900KS já está disponível para compra no mercado internacional.