Publicidade

Preços de SSD e memória RAM seguem disparando por demanda de data centers

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung

O consumidor final ainda não viu o aumento de preço de memórias RAM e SSDs, mas isso já está acontecendo há um tempo na indústria. Segundo o DigiTimes, os valores de contratos de NAND e DRAM aumentaram entre 15% e 20% apenas no último trimestre, "quebrando um padrão de declínio de preços tradicional de fim de ano".

A causa: alta demanda pelo provedores de serviços em nuvem e IA e a baixa oferta desses produtos pelas fabricantes. O portal afirma que a busca por mais velocidade e maiores capacidades de armazenamento tem sido uma constante por grandes empresas, que precisam adequar sua infraestrutura para atender a uma demanda de dados que não para de crescer pelos consumidores.

Demanda já compremete tecnologia que nem saiu

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Até mesmo tecnologias que ainda vão sair já estão quase esgotadas por conta dessa necessidade. O DigiTimes cita que o V9 NAND da Samsung, que chega no primeiro semestre de 2026, já tem quase toda sua produção inicial vendida por ser uma tecnologia com maior capacidade de armazenamento e custos menores.

Tudo isso significa que mais silício, quando se trata de NAND e DRAM, está indo parar nas mãos das grandes corporações para seus data centers, e por isso, menos vai para o varejo, em uma quantidade insuficiente para atender os consumidores. Isso resulta em preços maiores por causa da baixa oferta para a demanda do público.

Algumas fabricantes têm registrado aumento significativo na receita. Uma delas é a Phison, fabricante de controladoras SSD, que teve alta de 23% na receita em apenas 12 meses. A empresa atribuiu esse crescimento à demanda da indústria, e não do consumidor.

Por enquanto, preços de memória RAM, seja DDR4 ou DDR5, além de drives de armazenamento (SSD e HDD), ainda seguem dentro do "normal" no Brasil. Não sabemos quanto tempo levará para o usuário de PC, que quer fazer um upgrade ou montar uma máquina do zero, sentir essa mudança.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: DigiTimes (paywall), Tom's Hardware

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*