Publicidade

PlayStation 6 pode ter memórias GDDR7 tão rápidas quanto as de uma RTX 5070

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Gemini
Reprodução/Gemini

Vivemos a pior crise da indústria de tecnologia, mais especificamente de hardware, com a escassez de chips de memória. Mas isso não parece ser um problema para a Sony, que deve implementar uma grande quantidade de memória RAM em seus próximos consoles. Um novo rumor fala de até 30 GB GDDR7 com o PlayStation 6, mais do que o dobro em relação ao PS5 Pro, e 24 GB com o PS6 portátil.

KeplerL2, um dos leakers com maior histórico de acerto da indústria, disse no fórum Neogaf que o próximo PlayStation terá 30 GB de memória GDDR7, tecnologia usada somente nas NVIDIA GeForce RTX 50 até agora (no mercado mainstream), operando a 32 Gbps em uma interface de 160-bit. Isso gera largura de banda máxima de 640 GB/s.

PS6 deve oferecer memórias 11% mais rápidas que PS5 Pro

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para efeito de comparação, a RTX 5090 tem memórias GDDR7 a 28 Gbps, porém quase o dobro de largura de banda por conta da interface de memória muito maior (512-bit). Em todo lineup de GPUs Blackwell da NVIDIA para jogos, a RTX 5080 é a que tem as memórias mais rápidas (30 Gbps), mas entregando 960 GB/s por conta dos 256-bit de barramento.

Se olharmos somente para a suposta largura de banda máxima do PS6, estamos falando de algo muito próximo dos 672 GB/s da RTX 5070 e 644 GB/s da Radeon RX 9070 (XT). Porém isso não significa necessariamente que a GPU do próximo console da Sony teria desempenho similar a essas placas de vídeo, que conseguem encarar praticamente qualquer jogo pesado em 1440p nativamente acima de 60 FPS.

Comparando com PS5 Pro, o PlayStation 6 deve oferecer cerca de 11% mais largura de banda com suas memórias GDDR7. Por isso esse aspecto sozinho não diz respeito ao desempenho geral, já que essa porcentagem é baixa e não faria sentido o novo console chegar com somente isso de vantagem.

Esse novo rumor menciona ainda que o PlayStation 6 portátil, que não será um dispositivo que reproduz jogos na nuvem com a necessidade do console base (estamos falando de você, PS Portal), terá 24 GB, que ainda é uma quantidade grande para um dispositivo portátil.

Veja mais do CTUP: