Placas-mãe AMD B650E "Extreme" têm existência reforçada por vazamento
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Faltando apenas algumas horas para a estreia da família Ryzen 7000, um novo vazamento indica que a AMD está preparando uma plataforma intermediária "Extreme" para equipar as placas-mãe da série B600, fornecendo recursos de overclocking e conectividade mais avançados. Ao menos é o que indicam as supostas imagens de um reunião interna da companhia divulgada pelo perfil do Twitter @wxnod.
- Nvidia confirma "anúncios empolgantes" para setembro sobre linha RTX 4000
- Intel Core i5 13600HX vaza em primeiro teste com 14 núcleos
O destaque vai para a foto que exibe um slide no qual é possível ver os chipsets a serem utilizados nas novas placas. Além dos já conhecidos B650, X670 e X670E, o material cita o B650E, até então visto apenas em rumores. Assim como a solução mais premium, o "E" refere-se a "Extreme", simbolizando as funcionalidaes mais robustas incorporadas à plataforma.
Entre eles, o principal seria a presença de pistas PCIe 5.0 tanto para o slot x16 de placas de vídeo, logo abaixo do soquete, quanto para um slot M.2 destinado a SSDs NVMe — o B650 tradicional, e até mesmo a variante premium X670, exige que a fabricante ofereça apenas um dos dois benefícios. Considerando as funcionalidades presentes na X670E, é provável que a B650E também ofereça capacidades mais robustas de alimentação e overclocking.
Já entre as diferenças, acredita-se que o modelo Extreme topo de linha deverá entregar uma quantidade maior de pistas PCIe, bem como mais energia e melhor capacidade de overclocking frente ao Extreme intermediário. Essa fragmentação pode ter um impacto interessante nos preços, já que a presença mais ampla do barramento PCIe 5.0 deve tornar as placas-mãe mais caras.
Ao oferecer soluções tradicionais e Extreme, a AMD estaria dando aos usuários a escolha entre pagar mais pela lista completa de recursos, ou economizar optando pelo sacrifício de algumas tecnologias que, no momento, ainda não estão plenamente disseminadas no mercado.
Linha Ryzen 7000 estreia nesta segunda (29)
Baseados na nova microarquitetura Zen 4 e fabricados no processo de 5 nm da TSMC, os processadores AMD Ryzen 7000 prometem ganhos significativos de desempenho e eficiência energética, ao lado de saltos notáveis nas frequências de operação, que superariam com folga a casa dos 5,5 GHz.
A estreia também marca a primeira mudança de soquete da família Ryzen com a chegada do AM5, oferecido junto aos chipsets B650, B650E, X670 e X670E.
A AMD confirmou que apresentará oficialmente todas as novidades oferecidas pela linha Ryzen 7000 nesta segunda-feira (29), em evento que vai ao ar às 20h no horário de Brasília. O anúncio será aberto ao público, transmitido através do canal da companhia no YouTube e na página dedicada às CPUs da gigante.
Fonte: VideoCardz