Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisa do Steam mostra que AMD vem ganhando espaço em hardware

Por| 03 de Fevereiro de 2021 às 18h20

Link copiado!

Pesquisa do Steam mostra que AMD vem ganhando espaço em hardware
Pesquisa do Steam mostra que AMD vem ganhando espaço em hardware
Tudo sobre AMD

O Steam atualizou sua pesquisa com usuários da plataforma sobre que tipo de hardware e software eles têm. Os resultados mostram avanço da AMD, tanto em placas de vídeo quanto em processadores. É que a empresa lançou novos modelos desses componentes no final do ano passado, sendo que as novidades começam a reverberar em janeiro.

A pesquisa considera dados de usuários que permitiram que seus aparelhos fossem analisados pelo programa e contabilizados no levantamento. Ou seja, não pode ser considerado como um reflexo da totalidade de membros cadastrados.

Para começar, a AMD abocanhou a maior fatia de utilização de seus processadores na pesquisa dentro de um ano. Em janeiro de 2019, a Intel dominava 80,5% do total de jogadores, contra 19.5% para a AMD. Um ano depois, estes números mudaram para 27,9% da AMD e 72,0% da Intel, em um gráfico de variação bastante constante.

Continua após a publicidade

Tratando-se de placas de vídeo, a AMD também conseguiu um bom espaço. Em dezembro, a Nvidia dominava 83,2% dos aparelhos dos usuários da pesquisa, número que caiu para 74,4%. Por outro lado, GPUs da AMD subiram de 10,8 para 16,4% apenas em um mês.

RTX

Continua após a publicidade

Os dados da pesquisa mostram também que as placas de vídeo da linha RTX, as quais introduziram o ray tracing nos games, ainda são minoria entre os usuários. Somados todos os modelos, a linha representa somente 13,2% do total.

A versão com mais capilaridade no Steam é a RTX 2060, presente em 3,72% dos computadores dos usuários. No total, a GTX 1060 é a campeã, presente em 9,38% dos computadores.

Outros dados

Continua após a publicidade

A pesquisa também mostra que a imensa maioria ainda joga em Full HD (1920 x 1080), resolução escolhida por 66,7% dos usuários participantes. Usam telas em 4K somente 2,34% do total de pesquisados.

Entre os aparelhos de realidade virtual, o Ocurlus Rift S aparece como o preferido, com 23,3% dos usuários. Entretanto, o Oculus Quest 2 vem ganhando espaço, com crescimento de 15,48% em apenas um mês e se posicionando como o segundo mais popular na plataforma.

A pesquisa do Steam está disponível no site da plataforma.

Fonte: Steam