Pesquisa do Steam mostra que AMD vem ganhando espaço em hardware

Pesquisa do Steam mostra que AMD vem ganhando espaço em hardware

Por Wagner Wakka | 03 de Fevereiro de 2021 às 18h20

O Steam atualizou sua pesquisa com usuários da plataforma sobre que tipo de hardware e software eles têm. Os resultados mostram avanço da AMD, tanto em placas de vídeo quanto em processadores. É que a empresa lançou novos modelos desses componentes no final do ano passado, sendo que as novidades começam a reverberar em janeiro.

A pesquisa considera dados de usuários que permitiram que seus aparelhos fossem analisados pelo programa e contabilizados no levantamento. Ou seja, não pode ser considerado como um reflexo da totalidade de membros cadastrados.

Para começar, a AMD abocanhou a maior fatia de utilização de seus processadores na pesquisa dentro de um ano. Em janeiro de 2019, a Intel dominava 80,5% do total de jogadores, contra 19.5% para a AMD. Um ano depois, estes números mudaram para 27,9% da AMD e 72,0% da Intel, em um gráfico de variação bastante constante.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Número é o melhor para AMD desde um ano atrás (Foto: Divulgação/Steam)

Tratando-se de placas de vídeo, a AMD também conseguiu um bom espaço. Em dezembro, a Nvidia dominava 83,2% dos aparelhos dos usuários da pesquisa, número que caiu para 74,4%. Por outro lado, GPUs da AMD subiram de 10,8 para 16,4% apenas em um mês.

Distribuição de GPUs em janeiro de 2021 (Foto: Divulgação/Steam)

RTX

Os dados da pesquisa mostram também que as placas de vídeo da linha RTX, as quais introduziram o ray tracing nos games, ainda são minoria entre os usuários. Somados todos os modelos, a linha representa somente 13,2% do total.

A versão com mais capilaridade no Steam é a RTX 2060, presente em 3,72% dos computadores dos usuários. No total, a GTX 1060 é a campeã, presente em 9,38% dos computadores.

Parcela de usuários com placas RTX no Steam (Foto: Divulgação/Steam)

Outros dados

A pesquisa também mostra que a imensa maioria ainda joga em Full HD (1920 x 1080), resolução escolhida por 66,7% dos usuários participantes. Usam telas em 4K somente 2,34% do total de pesquisados.

Entre os aparelhos de realidade virtual, o Ocurlus Rift S aparece como o preferido, com 23,3% dos usuários. Entretanto, o Oculus Quest 2 vem ganhando espaço, com crescimento de 15,48% em apenas um mês e se posicionando como o segundo mais popular na plataforma.

A pesquisa do Steam está disponível no site da plataforma.

Fonte: Steam

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.