Por que a tecla Tab do teclado de um PC tem esse nome?

Por que a tecla Tab do teclado de um PC tem esse nome?

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 01 de Junho de 2021 às 19h40
Sam Pak/Unsplash

A tecla "Tab" está sempre presente em teclados físicos, representada por duas setas apontando para esquerda e direita. No padrão QWERTY, fica localizada ao lado esquerdo da tecla "Q" e acima do botão de Caps Lock. Entretanto, você sabe a origem do nome dessa tecla? 

Por que a tecla "Tab" tem esse nome?

Antes mesmo de qualquer computador moderno, a tecla já estava presente em máquinas de escrever, chamada de tabuladora. Isso vem da tabulação, ou seja, a organização do espaço em tabelas ou colunas. Na datilografia, a tecla tabuladora era utilizada para criar um espaçamento horizontal, evitando que as pessoas pressionassem várias vezes a tecla de espaço ou de deletar para gerar essa mesma distância.

Exemplo de tecla tabuladora em máquina de escrever, ao lado da letra "Q" (Imagem: Denise Jans/Unsplash)

Portanto, o nome "Tab" é uma abreviação para a tabulação horizontal e mantém a função nos computadores. Ao editar um documento de texto, por exemplo, você pode pressioná-la para gerar o recuo do começo de um parágrafo ou para avançar ao próximo "tab stop" – nome dado a cada espaço gerado ao tabular.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Navegando em uma tabela ou formulário, é possível pressionar o Tab para avançar até o próximo espaço selecionável, sem a necessidade de mover o cursor do mouse até o local. A tecla também pode ser usada para mover entre as ferramentas e opções de um software sem o uso do mouse. Para retroceder, basta segurar a tecla "Shift" e pressionar "Tab" novamente.

Comando "Alt" + "Tab" exibe as janelas abertas (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Nos computadores, um comando famoso envolvendo a tecla é o "Alt" + "Tab", que permite alternar rapidamente entre as janelas e programas abertos no seu PC. Em computadores com macOS, o comando é realizado a partir do atalho "Command" + "Tab" e alterna entre os aplicativos em execução.

Fonte: AppleIonos

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.