Publicidade

O que é a Ponte Norte? Entenda a função no chipset

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Novembro de 2023 às 17h30

Link copiado!

Alexandre Debiève/Unplash
Alexandre Debiève/Unplash

A Ponte Norte é uma das estruturas mais importantes no funcionamento de um chipset e, consequentemente, de um computador. Esse componente é relacionado ao chipset das placas-mãe e serve para controlar um grupo de componentes nas máquinas.

Esses componentes são conhecidos como "peças de alto nível", pois exigem uma complexidade maior no tráfego de informações. Antes, essa ponte ficava localizada no próprio chipset, dentro da placa-mãe, mas sofreu reformulações ao longo dos anos e, agora, é integrado dentro da própria CPU.

Qual a função da ponte norte no chipset?

Continua após a publicidade

A Ponte Norte, também chamada de north bridge, é responsável por controlar os componentes de alto desempenho em um computador. Ao dizer alto desempenho, isso não significa que são peças topo de linha ou as mais rápidas disponíveis no mercado, mas sim componentes que precisam de uma comunicação super veloz.

Também chamado de peças de "alto nível", como já mencionado, esses componentes possuem um volume de dados que precisam ser enviados e recebidos com muita agilidade. Em síntese, a Ponte Norte é como um trem super-rápido que leva dados de um componente a outro.

O que a Ponte Norte controla?

Continua após a publicidade

A Ponte Norte controla o tráfego do próprio processador e das pistas PCIe utilizadas por componentes mais exigentes, como as placas de vídeo. A CPU e a GPU são peças responsáveis pelo cálculo lógico e o desenho das instruções para serem mostradas na tela. Assim, é preciso que essas peças se comuniquem com o restante da máquina muito rapidamente.

A ponte norte ainda controla a memória RAM?

A Ponte Norte ainda atua para controlar a comunicação entre a memória RAM e o processador. Ao contrário do que muitos podem imaginar, a RAM é um desses componentes de alto nível, uma vez que trabalha em frequências altas e precisa armazenar e liberar milhares de dados para a CPU interpretar.

A ponte norte controla o SSD?

Continua após a publicidade

Ponto de muito debate e dúvidas, a Ponte Norte controla somente o primeiro slot PCIe dos SSDs NVMe. Em geral, as placas-mãe possuem sempre uma porta PCIe para SSDs chamada de primária, pois é a conexão que permite um maior fluxo de dados, justamente por ser controlada pela north bridge.

No entanto, se um SSD NVMe for conectado em outra porta, que utiliza outras pistas PCIe, consideradas "secundárias", a unidade será controlada pela Ponte Sul. O mesmo vale para HDDs e SSDs com conectividade SATA, ambos controlados especialmente pela Ponte Sul por serem considerados de "baixo nível".