Publicidade

Nvidia GeForce GTX 1650 é nova placa mais popular da Steam

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Dezembro de 2022 às 11h22

Link copiado!

Reprodução/Nvidia
Reprodução/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

A Steam acaba de divulgar os resultados de sua pesquisa mensal de hardware para novembro e, pela primeira vez em anos, a GTX 1060 deixou de ser a placa mais popular entre os usuários da plataforma. A nova líder de participação de mercado é a Nvidia GeForce GTX 1650, placa de entrada da família Turing lançada em 2020, que curiosamente é inferior à antiga solução mais popular, chamando atenção pelo preço.

Os resultados foram divulgados no site oficial da Steam e revelam diversos aspectos curiosos de uma amostra da comunidade de jogadores, começando justamente pela GPU mais popular. Anunciada em 2016, a GeForce GTX 1060 foi uma das placas mais aclamadas da Nvidia, por oferecer desempenho similar à GTX 980, topo de linha da geração anterior, contando com preço bem mais acessível e maior capacidade de memória dedicada.

A combinação transformou o componente em um favorito do público, que aos poucos o colocou na liderança de popularidade da Steam, onde se manteve até outubro deste ano. Em novembro, a GTX 1060 perdeu 1,85% dos consumidores, que possivelmente atualizaram os PCs visando estarem preparados para jogos modernos mais exigentes. Esse fator, somado à queda recente dos preços de placas de vídeo e um crescimento de 0,66%, colocou em primeiro lugar a GTX 1650.

Continua após a publicidade

Com isso em mente, a mudança é curiosa: apesar de mais recente, a GTX 1650 é, na verdade, mais lenta do que a GTX 1060. Quando lançada, a GPU foi duramente criticada tanto pela capacidade de 4 GB de RAM, quanto pelo desempenho pouco superior à da antecessora, a GTX 1050. Como os dados obtidos pela plataforma de games limitam-se às configurações de hardware, não há como saber como essa popularidade foi estabelecida, mas é possível ter alguns palpites.

O mais óbvio é o preço: é possível encontrá-la por valores bastante baixos, como R$ 999 no Brasil, mesmo para modelos mais robustos. Some a isso a situação do mercado de GPUs básicas, que anda carente de soluções que realmente tragam avanços substanciais de performance. Por fim, o público mais sensível ao preço também é mais suscetível à compra de desktops pré-montados, cujos modelos mais acessíveis costumam empregar a GTX 1650.

Nvidia domina lista de hardware da Steam

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Há mais alguns pontos interessantes indicados pela pesquisa: a Nvidia domina completamente a lista de GPUs mais populares. A primeira solução da AMD a aparecer no ranking é um dos gráficos integrados, possivelmente baseado na antiga arquitetura Vega, na 13ª colocação. Já a primeira placa dedicada a surgir é a Radeon RX 580, na 21ª posição. O modelo mais recente do time vermelho a entrar na tabela é a Radeon RX 6700 XT, na 49ª posição.

Mais nova competidora do mercado de GPUs dedicadas, a Intel tem uma situação curiosa ao não ter nenhuma das placas de vídeo da linha Arc no ranking — apenas as soluções integradas da empresa estão presentes. Como ponto positivo para a marca, a mais popular é a Iris Xe na 17ª colocação, iGPU mais recente da gigante, que integra os processadores da 11ª, 12ª e 13ª gerações. O componente é competente, apesar de também sofrer com os problemas de drivers da família de gráficos dedicados.

Ainda pelos resultados, é possível notar como a RTX 3060 de laptop tem ganhado bastante espaço arriscando assumir a 3ª posição. Mesmo que seja bastante limitada pela VRAM de 6 GB, o chip tem desempenho próximo ao modelo de desktop. No mais, vale destacar que a GTX 1050 Ti, a GTX 1660 Ti, a GTX 1660 SUPER e a GTX 1050 cresceram no último mês, provavelmente por motivos similares aos que colocaram a GTX 1650 no topo.

Continua após a publicidade

Fonte: VideoCardz