Publicidade

Histórico: NVIDIA celebra 1º chip de IA de ponta feito pela TSMC nos EUA

Por  | 

Compartilhe:
NVIDIA/Divulgação
NVIDIA/Divulgação
Tudo sobre Nvidia

A NVIDIA é parte importantíssima da indústria de IA, mas existe alguém tão importante quanto o Time Verde por trás: a TSMC. A maior fabricante de semicondutores do mundo é de Taiwan, mas também está nos EUA e segue expandindo sua presença por lá. Por isso, a NVIDIA agora consegue celebrar a fabricação do primeiro chip de IA de alta performance em território americano, um feito inédito.

Em uma publicação oficial, a NVIDIA comemorou a conquista, com o primeiro wafer de chips Blackwell, atual arquitetura do Time Verde que equipa GPUs para IA e as GeForce RTX 50 com foco em games, feito "em casa", na fábrica em Phoenix, no estado americano do Arizona.

NVIDIA alinhada com estratégia dos EUA

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em um evento de celebração que ocorreu na própria fábrica, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, comentou sobre esse feito histórico para os EUA, algo que se alinha à visão de Donald Trump sobre a independência do país em fabricação de chips:

"Este é um momento histórico por várias razões. É a primeira vez na história recente dos Estados Unidos que o chip mais importante está sendo fabricado aqui mesmo, nos Estados Unidos, pela fábrica mais avançada, a TSMC, aqui mesmo nos EUA."

Ele reforça que "essa é a visão do presidente Donald Trump de reindustrialização - trazer a fabricação de volta aos EUA, para criar empregos". Huang deixa claro que essa conquista é especialmente importante, porque se trata da maior indústria de tecnologia: a que envolve chips para IA, setor que cresce de forma veloz.

O CEO da TSMC Arizona, Ray Chuang, menciona que "essa conquista foi construída em três décadas de parceria com a NVIDIA", e adiciona: "da chegada ao Arizona à entrega do primeiro chip NVIDIA Blackwell fabricado nos EUA em apenas alguns anos representa o melhor da TSMC".

A busca dos EUA pela independência na fabricação de chips envolve mais do que a TSMC no país, já que tem a Intel Foundry como peça central, principalmente agora com a nova litografia 18A que já teve sua produção iniciada.

Veja mais do CTUP: