Publicidade

Novos drivers sugerem chegada dos Ryzen 9000X3D em breve

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Junho de 2024 às 10h20

Link copiado!

Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech
Tudo sobre AMD

Mesmo com o lançamento dos processadores Ryzen 9000 de desktop marcado para julho, a AMD parece já estar cozinhando os Ryzen 9000X3D com a tecnologia 3D V-Cache. Informações obtidas pelo site QuasarZone nesta terça-feira (12) revelam atualizações em drivers da tecnologia, apontando que o time vermelho realmente lançará esses novos modelos em breve.

Rumores recentes já apontavam que os Ryzen 9000X3D seriam lançados em breve para completar o portfólio de CPUs da AMD com a nova arquitetura Zen 5. Contudo, há poucos detalhes a respeito desses SKUs, que devem ser direcionados ao público gamer entusiasta.

Apesar dos saltos de performance dos novos Ryzen 9000 regulares e o ganho de IPC em mais de 15%, a própria AMD confirmou que esses modelos não superam os Ryzen 7000X3D em games. Porém, a companhia prometeu novidades para a tecnologia do 3D V-Cache.

Continua após a publicidade

Não há muitos detalhes sobre as funcionalidades dos drivers voltados para os processadores X3D, mas essas instruções devem auxiliar o sistema a entender e alocar as grandes quantidades de cache L3 presentes nas CPUs. Vale notar que processadores regulares têm cerca de 36 MB de cache nas versões topo de linha, enquanto modelos como o Ryzen 9 7950X3D superam a barreira dos 128 MB.

É provável que os Ryzen 9000X3D sejam lançados entre setembro e outubro, com as novas placas-mãe de chipset X870.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Fonte: QuasarZone