Publicidade

AMD confirma que Ryzen 7 7800X3D será melhor que o Ryzen 9 9700X em games

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Junho de 2024 às 15h05

Link copiado!

Divulgação: AMD / Montagem: Felipe Vidal/Canaltech
Divulgação: AMD / Montagem: Felipe Vidal/Canaltech
Tudo sobre AMD

O Gerente de Marketing Técnico da AMD, Don Waligroski, confirmou nesta terça-feira (11) que os atuais Ryzen 7 7800X3D são, de fato, mais rápidos que os novos Ryzen 9 9700X, topos de linha que chegam em julho. Ainda que por uma margem pequena, o desempenho inferior em relação à geração anterior pode justificar o lançamento antecipado dos Ryzen 9 9900X3D, apenas dois meses após os CPUs mainstream.

A linha AMD X3D é mais eficiente em algumas tarefas pelo volume muito superior de cache L3, empilhado verticalmente, conseguindo alocar simultaneamente instruções mais complexas e em maior volume no pipelining de processamento

"É o mais rápido em jogos? É mais rápido do que a concorrência em nossos testes. X3D ainda é dominante, mas por uma margem muito menor do que normalmente entre X3D e não-X3D. Então, um 7800X3D seria, sim, mais rápido do que 9700X, mas talvez não tanto quanto você esperaria", explicou o executivo da AMD ao Tom's Hardware.
Continua após a publicidade

Ryzen 7800X3D fica ainda mais interessante

No entanto, a AMD só costuma introduzir os modelos da linha entusiasta no meio do ciclo de cada geração de CPUs. Expandir o portfólio tão próximo do lançamento dos chips padrão é uma mudança de estratégia curiosa, mas muito bem-vinda.

Isso porque, de maneira geral, a chegada das novas gerações, mesmo que em faixas mais altas de preço, tende a forçar os varejistas a reposicionarem produtos mais antigos no mercado. Com isso, a projeção é que os Ryzen 7 7800X3D passem por uma redução de preço até o final do ano.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Inclusive, no mercado internacional as quedas de preço já começaram a ocorrer, com a família 7000X3D sendo encontrada por a partir de US$ 329 no modelo Ryzen 9 7900X3D de 12 núcleos. Dessa forma, os modelos que já estão entre os mais eficientes em games podem entrar para a lista de melhor performance por valor investido.

Fonte: Tom's Hardware