Publicidade

Novas CPUs Intel Meteor Lake de 13ª geração aparecem em códigos do Linux

Por| 08 de Outubro de 2020 às 10h48

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

A Intel ainda não deu nenhum detalhe sobre as possíveis novas CPUs Meteor Lake de 13ª geração. Sim, elas são "possíveis" ainda pois a empresa sequer falou sobre o lançamento da família, mas algumas pistas indicam que isso, de fato, irá ocorrer. De acordo com o site Phoronix, códigos relacionados a essas CPUs foram encontrados em patches do Linux 5.10.

Pelo que foi apurado pela publicação, o suporte à Meteor Lake será introduzido com o driver Intel e1000e Linux, que é um driver Gigabit Ethernet. Isso pode significar que a Intel permanecerá com Ethernet de 1GB quando essa CPU chegar, ao invés de mudar para uma rede de 2,5 GB.

É bom lembrar, contudo, que a Meteor Lake pode demorar um pouco para chegar ao mercado. Antes dessa família, a Intel vai lançar a Rocket Lake no primeiro trimestre de 2021, que vão substituir as Comet Lake e, depois, lançará a Alder Lake, que deve apresentar mudanças mais significativas em termos de arquitetura. Essa última deve chegar na segunda metade de 2021.

Continua após a publicidade

Com isso em mente, é possível que vejamos os processadores Meteor Lake de 13ª geração apenas no final de 2022 ou no começo de 2023. Segundo informações, a CPU foi projetada em um processo de 7nm e mudará para uma nova arquitetura com núcleos Ocean Cove mais Gracemont, usando a Tecnologia Híbrida da Intel como poderemos ver na Alder Lake, que será de 10nm e usará Golden Cove mais Gracemont, o último sendo núcleos de baixo consumo energético que pode revolucionar as coisas para notebooks.

Fonte: TechRadar, Phoronix