Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novas CPUs AMD terão nome Ryzen AI em vez de sufixos

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Maio de 2024 às 15h25

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Com o iminente anúncio dos novos processadores Ryzen 9050 de codinome Strix Point para notebooks, a AMD deve mudar seu esquema de nomenclatura para CPUs em breve. Informações provenientes de um insider da Lenovo publicadas na rede social chinesa Weibo apontam que o time vermelho deixará os sufixos U, H e HS para trás, adotando o esquema Ryzen AI HX.

Essa não é a primeira vez que o termo Ryzen AI é vinculado a processadores da AMD, uma vez que já está em uso pela companhia de Santa Clara desde o anúncio da geração Hawk Point no fim de 2023. Contudo, a mudança de nome comercial para seus produtos é inédita e deve ter como objetivo a simplificação dos termos para o consumidor.

Se antes os vindouros Ryzen 9050 seriam chamados de Ryzen 9 9750HX, por exemplo, agora os processadores devem adotar algo como Ryzen AI 9HX 170. Além da introdução do termo AI, a empresa deve usar o sufixo HX em quase todos os modelos, mantendo o segmento (5/7/9) e o adicional de uma centena (100), que deve se referir à geração em vigor. Na verdade, tudo isso é bem similar ao que a Intel fez recentemente com os Intel Core Ultra

Continua após a publicidade

Além das adições, a AMD vai retirar certos termos usados frequentemente nas CPUs. Os sufixos U de baixa tensão (15 W), H (35 W) e HS (45 W) de uso padrão serão cortados. Somente a terminação HX de alta performance (55 W+) será mantida, talvez de maneira parecida com o termo Ultra usado nos processadores recentes da rival azul.

Por mais que a ideia facilite o entendimento, a remoção dos termos U/H/HS fará com que os usuários tenham que buscar manualmente o consumo energético das peças. No fim, será preciso esperar para ver como os consumidores lidarão com a mudança.

Continua após a publicidade

Fonte: Weibo