Publicidade

Notebooks com Intel Core Ultra 9 chegam apenas em 2024

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Outubro de 2023 às 13h05

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

A Intel irá lançar os primeiros notebooks equipados com os novos processadores Intel Core Ultra Meteor Lake em 14 de dezembro. Contudo, novo vazamento sugere que apenas os modelos com Core Ultra 5 e Core Ultra 7 chegarão já em 2023, enquanto os Core Ultra 9 serão lançados em 2024.

Normalmente, as fabricantes costumam estrear primeiro novos lineups com produtos topo de linha, mas ao que tudo indica este não é o caso para os novos dispositivos com CPUs Intel. Segundo um leaker nas redes chinesas Weibo e Bilibili, 2023 contará com uma seleção limitada de notebooks ultrafinos, e as opções topo de linha estreiam nos meses seguintes.

Continua após a publicidade

Aquecimento para a CES 2024

O perfil Golden Pig Upgrade ainda afirmou que esses primeiros lançamentos chegam para fazer frente aos atuais Intel Core i9-13900H e AMD Ryzen 7 7840HS. Apesar de se tratarem de processadores móveis de alto desempenho, eles ainda não são os topo de linha da geração atual, posição ocupada pelos Core i9-13980HX/HK e Ryzen 9 7940HS.

Outro ponto curioso é que, supostamente, essas primeiras unidades não contariam com gráficos dedicados. As fabricantes parceiras vão utilizar a nova GPU Arc integrada dos processadores Meteor Lake, que, apesar das limitações do formato, ainda apresentam desempenho equivalente a placas dedicadas do segmento de entrada.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o mais provável é que, mesmo com lançamento em dezembro, notebooks entusiastas utilizando a nova arquitetura Intel sejam apresentados durante a CES 2024, em janeiro, já com alguns deles sendo lançados durante o evento.

Fonte: Golden Pig Upgrade Package