Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Notebook com Intel Lunar Lake vaza com 8 núcleos híbridos

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Outubro de 2023 às 13h45

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Após a Intel revelar oficialmente a futura geração de processadores Lunar Lake durante o Innovation 2023, um protótipo da vindoura geração foi encontrado na base de dados do SiSoftware Sandra. Embora a adição do processador não revele informações tão inéditas, já começa a pavimentar o caminho do que podemos esperar desses produtos.

As informações encontrados nomeiam o processador como um "Genuine Intel(R) 0000 1.00 GHz (5M 20c 3.91 GHz + 2.61 GHz, 3.3 GHz IMC, 4x 2.5 MB + 4 MB L2, 2x 8 MB L3)", além de salientar que é, de fato, um Lunar Lake para sistema de clientes domésticos da empresa. A partir desses dados é possível entender que esse processador chegaria equipado com oito núcleos híbridos, em uma configuração de quatro núcleos de Performance e quatro de Eficiência nas arquiteturas Lion Cove e Skymont, respectivamente.

Cada núcleo de Performance deve ter 2,5 MB de cache L2, enquanto os de Eficiência teriam 4 MB e o empacotamento total seria de 16 MB de cache L3 para todos os núcleos. Essas são informações referentes a esse Lunar Lake ainda desconhecido e não à implementação máxima da geração, que apareceu rodando em um notebook com TDP (Thermal Pad Design) de apenas 17W.

Continua após a publicidade

Lunar Lake teve boost para 3,9 Ghz

Essa informação sugere ainda mais que a futura geração Lunar Lake terá um grande foco em eficiência energética e possivelmente vai mirar nos laptops mais finos e leves. O SiSoftware ainda aponta que o processador operou em uma frequência base de 1,0 Ghz e teve uma espécie de boost para 3,9 GHz.

No Innovation, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, demonstrou uma máquina com um Lunar Lake criando uma música baseada na cantora Taylor Swift, além da criação de imagens com IA através do Stable Diffusion.

Mesmo com esses dados, é preciso ter cautela ao avaliar as especificações da CPU. É muito provável que essa seja uma amostra de engenharia preliminar, visto que a geração Lunar Lake só deve ser lançada a partir do segundo semestre de 2024.

Assim, ainda falta um bom tempo de otimização e desenvolvimento para esses produtos chegarem ao mercado.