Publicidade

MWC 2023 | Qualcomm anuncia suporte para iSIM no Snapdragon 8 Gen 2

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Fevereiro de 2023 às 09h28

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Mesmo que o eSIM ainda não tenha se popularizado entre os celulares mais acessíveis, a Qualcomm anunciou novidades relacionadas ao SIM integrado (iSIM), em parceria com a empresa de segurança de dados Thales. Na MWC 2023, as companhias revelaram que o Snapdragon 8 Gen 2 ganhou suporte para a nova solução, que oferece diversas vantagens práticas e foi demonstrada inicialmente pela Qualcomm ainda em 2021.

Afinal, o iSIM dispensa a necessidade de instalação de um componente adicional na placa interna dos smartphones, assim como acontece no eSIM. Em vez disso, os serviços são integrados diretamente ao processador.

Continua após a publicidade

Desta forma, é possível economizar espaço físico dentro dos dispositivos, o que dá mais liberdade para as montadoras encaixarem outras peças no lugar, por exemplo. De acordo com as informações fornecidas pela Qualcomm, o volume utilizado tem uma redução de 98% em comparação com o SIM físico.

iSIM oferece maior segurança e menor consumo de energia

Para os usuários, as melhorias também são perceptíveis. O iSIM é capaz de proporcionar uma economia de energia de até 70% em relação às soluções atuais.

Continua após a publicidade

Assim como o eSIM, o iSIM permite o cadastro de múltiplos números em um mesmo dispositivo, de forma mais prática que a instalação de dois cartões SIM físicos. Além disso, a segurança é aprimorada, assim como a longevidade dos registros.

Portanto, o iSIM no Snapdragon 8 Gen 2 foi certificado pela GSMA (Associação Global para Comunicações Móveis, em tradução direta) — na prática, isso significa que a tecnologia passou por testes rigorosos de proteção cibernética e flexibilidade de conexões.

Como a solução dispensa grande parte dos componentes exigidos no SIM físico e eSIM, torna-se mais viável implementá-la em outros produtos além dos smartphones. Itens como relógios inteligentes, pulseiras, tablets, notebooks e até headsets poderão desfrutar da tecnologia no futuro.

Contudo, a Qualcomm ainda não revelou quais dispositivos serão os primeiros a contar com a tecnologia de iSIM. É provável que os primeiros representantes sejam disponibilizados em poucos meses, mas sua popularização deve levar mais tempo.

Continua após a publicidade

Fonte: Gizchina, Qualcomm