Modder adapta Mac mini para receber energia pelo cabo de rede
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |

A Apple gosta de dificultar a vida dos usuários que pretendem abrir seus produtos para fazer algumas alterações. No entanto, o hacker e modder de hardware Ivan Kuleshov conseguiu adaptar um Mac mini ao transformar a porta de Ethernet em um conector de energia.
- Como criar uma conta de desenvolvedor na Apple
- iPhone 15 Pro deve ter bordas superfinas na tela e corpo em novo material
Dessa forma, o computador portátil não precisa da entrada de energia AC para funcionar, teoricamente. Isso pode ser feito diretamente pelo cabo de rede, mas não é um procedimento tão simples como parece.
Para início de conversa, Kuleshov removeu a solda do conector Ethernet e modificou esse encaixe com um componente magjack de outro projeto para fazer uma espécie de adaptação.
A partir de então, acionou o protocolo PoE (Power over Ethernet), que basicamente dá a permissão para que os cabos Ethernet forneçam energia aos dispositivos por meio da rede local. Todavia, esse protocolo é dividido em subcategorias que funcionam de formas específicas, mas o modder não deu detalhes adicionais.
No vídeo mostrado por Ivan, é possível perceber que o conector AC padrão de energia não foi retirado. Logo, o PoE pode funcionar naquele Mac mini como um tipo de "backup de energia".
Mac mini puxa apenas 6W em modo ocioso
Fazer esse experimento parece ter sido uma decisão acertada. O chip M1 que integra o computador da Apple tem baixo consumo energético quando em situações de pouco estresse. O Mac mini puxa somente 6W em modo ocioso, mas pode chegar a até 40W com cargas de trabalho mais pesadas. Uma pesquisa mais aprofundada do Wccftech apontou que a transferência máxima em PoE é de 15,4W - ideal para a aplicação.
Infelizmente, Kuleshov não forneceu mais nenhuma informação relevante sobre o processo de modificação do seu Mac mini, com exceção de um componente "tirado da prateleira" para converter o sinal da fonte de energia em 12V.
Com uma série de explicações ambíguas e até específicas demais, o modder de hardware prometeu descrever a adaptação em um texto e vídeo no futuro.
Fonte: Wccftech e Appleinsider