Publicidade

Como criar uma conta de desenvolvedor na Apple

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Junho de 2023 às 10h59

Link copiado!

(Foto:  Amjith S/Unsplash)
(Foto: Amjith S/Unsplash)
Tudo sobre Apple

O Apple Developer Program é um serviço que disponibiliza ferramentas oficiais para criar, testar e distribuir aplicativos na App Store. Além disso, ao criar uma conta de desenvolvedor, você pode acessar as versões Beta de todos os sistemas operacionais da Maçã.

Para acessar todos os recursos do programa, é necessário pagar uma taxa anual de R$ 549. No entanto, a Apple mudou o funcionamento em 2023 e permite fazer login com o Apple ID para obter alguns recursos básicos, como o acesso ao Beta de desenvolvedores.

Nessa versão gratuita, as pessoas ainda podem reportar bugs, participar de fóruns de discussão exclusivos e usar ferramentas do Xcode.

Continua após a publicidade

Como criar conta de desenvolvedor na Apple

O principal requisito para criar a conta é ter um Apple ID com autenticação em dois fatores ativa. Além disso, se você quiser testar as versões beta, precisa fazer o login no Apple Developer Program num dispositivo vinculado ao seu ID.

Siga esses passos:

  1. Acesse developer.apple.com;
  2. Toque no ícone de duas barras no canto superior esquerdo;
  3. Selecione “Account”;
  4. Faça login com seu ID Apple;
  5. Insira o código de verificação;
  6. Aceite os termos.
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Após o aceite, você já terá acesso ao conjunto de recursos gratuitos da conta de desenvolvedor. Para testar uma versão beta, por exemplo, reinicie seu dispositivo e procure a tela “Atualização de Software”, dentro do app “Ajustes”.

No entanto, se você quer assinar o programa completo, é necessário concluir etapas adicionais:

  1. Acesse a tela “Account” novamente;
  2. Clique em “Enroll”;
  3. Aceite os termos;
  4. Preencha os dados pessoais;
  5. Envie uma foto de um documento de identificação;
  6. Confirme o pagamento.
Continua após a publicidade

É possível ter uma conta gratuita de desenvolvedor?

Sim. A conta gratuita está liberada logo após fazer login no site do Apple Developer Program e aceitar os termos. A versão paga, de R$ 549, é direcionada somente para quem precisa lançar aplicativos na App Store e acessar todas as ferramentas de teste.

Após liberar as versões Beta, você pode atualizar o iOS, o macOS ou o iPadOS e conferir o modelo de testes. NNo entanto, vale a pena ressaltar que o beta está sujeito a bugs e problemas de funcionamento e não é recomendado para uso diário por não desenvolvedores.