Publicidade

Menos RTX em 2026? NVIDIA diminui envio de GPUs às parceiras em até 20%

Por  | 

Compartilhe:
Brenno Barreira / CanalTech
Brenno Barreira / CanalTech
Tudo sobre Nvidia

Quando se trata de placas de vídeo, diferentes rumores apontam para encarecimento e até escassez de alguns modelos nas lojas por conta da crise de DRAM. Novos rumores indicam agora que a NVIDIA reduziu o fornecimento de GPUs para suas parceiras (AICs) entre 15% e 20%, o que deve causar um efeito cascata imediato no mercado, com ainda mais escassez de estoque e aumento de preços.

A informação vem do conhecido leaker MEGAsizeGPU, fonte que costuma acertar previsões sobre o mercado de hardware. Segundo sua publicação mais recente, o corte no envio de chips afeta toda a linha de placas RTX (sem mencionar a geração específica, mas presumindo que se trata das RTX 50), sinalizando que a prioridade da NVIDIA continua se distanciando do consumidor gamer.

Apesar do cenário pessimista, há um pequeno alívio técnico: o rumor desmente especulações anteriores de que a NVIDIA deixaria de fornecer os módulos de memória VRAM junto com a GPU. O "pacote" continua completo, mas a quantidade de unidades entregues às fabricantes (como ASUS, MSI, Gigabyte, etc.) será menor.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

2026 sem novas GeForce RTX?

O vazamento traz ainda um balde de água fria para quem aguardava atualizações de meio de geração. De acordo com o leaker, "não haverá novos produtos em 2026". Isso sugere que a linha RTX 50 Super realmente pode ter sido cancelada ou adiada indefinidamente, deixando o mercado estagnado com os modelos atuais — que ficarão mais caros e com baixa disponibilidade.

Com a escassez global de chips de memória DRAM e a alta demanda por aceleradores de IA (que oferecem margens de lucro muito superiores para a NVIDIA), o mercado gamer acaba ficando em segundo plano, mesmo com a empresa garantindo estoque desse componente antecipadamente.

Veja mais do CTUP: